segunda-feira, 10 de agosto de 2015

"Por que odiar o PT", por Gregorio Duvivier

Folha de São Paulo


A primeira vez que me deparei com uma urna eletrônica foi para votar no Lula. E Lula se elegeu, depois de três tentativas malfadadas. Lágrimas grossas escorriam pelo meu rosto: com a prepotência característica dos 16 anos, tive a certeza de que era o meu voto que tinha feito toda a diferença.

A rua estava cheia de pessoas da minha idade que tinham essa mesma certeza. O Brasil tinha acabado de ganhar uma Copa do Mundo, mas a euforia agora era ainda maior: foi a gente que fez o gol da virada. Parecia que o Brasil tinha jeito, e o jeito era a gente –essa gente que nasceu de 1982 a 1986 e votava agora pela primeira vez.

Acabaram-se os problemas do Brasil –a gente chegou. Lembro das ruas cheias, das bandeiras do PT, lembro de abraçar desconhecidos na Cinelândia –Lula lá, brilha uma estrela.

Logo vi que não era o meu voto que tinha feito o Lula se eleger, nem o dos meus amigos, nem o da minha geração. Quem elegeu o Lula –isso logo ficou claro– foi o José Alencar, os Sarney, o Garotinho, foi aquela Carta aos Brasileiros e a promessa de que o Lulinha era Paz, Amor e Continuidade. Sobretudo continuidade.

Lula só alugou esse apartamento por quatro anos porque assinou um contrato de locação onde prometia entregar o imóvel i-gual-zi-nho. E Lula, por quatro anos, foi um inquilino dos sonhos –tanto é que renovou o contrato e ainda foi fiador da locatária seguinte. Fizeram algumas mudanças –as empregadas passaram a ganhar mais–, mas não fizeram o mais importante: uma desratização. Muito pelo contrário: os ratos de sempre fizeram a festa.

Caros amigos que odeiam o PT: podem ter certeza de que odeio o PT tanto quanto vocês –mas por razões diferentes. Odeio porque ele cumpriu a promessa de continuidade. Odeio porque ele não rompeu com os esquemas que o antecederam. 

Odeio por causa de Belo Monte e do total descompromisso com qualquer questão ambiental e indígena. Odeio porque nunca os bancos lucraram tanto. Odeio pela liberdade e pelos ministérios que ele deu ao PMDB. Odeio pelos incentivos à indústria automobilística e à indústria bélica. Odeio porque o Brasil hoje exporta armas para Iêmen, Paquistão, Israel e porque as revoltas do Oriente Médio foram sufocadas com armas brasileiras. Odeio porque acabaram de cortar 3/4 das bolsas da Capes.

O PT é indefensável –cavou esse abismo com seus pés. Mas assim como não fomos nós que elegemos Lula, engana-se quem vai às ruas e acha que está tirando Dilma do poder. Quem está movendo essa ação de despejo são os ratos que o PT não teve coragem de expulsar.

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. “Por que Amar o PT” por Chico Vicente
    Votei no Lula em todas as vezes que ele disputou a Presidência da República. Em 1989 tivemos a campanha mais emocionante, eletrizante, radical. Muitas lágrimas militantes escorreram naquele ano e depois em 1994 e 1998. Mas tínhamos a certeza de na próxima a gente chegaria lá.

    Em 2002 a burguesia se dividiu. O setor da burguesia nacional, mais autônoma e interessada no fortalecimento do mercado interno, se apartou da burguesia compradora, subordinada ao capital estrangeiro e aos ditames do imperialismo setentrional. A festa foi grande, merecida e Mário Amato não foi para o aeroporto.

    A estrela brilhou. As expectativas eram múltiplas, das mais românticas e ingênuas, porém sinceras até as mais realistas que percebiam a oportunidade histórica para a mudança sem desconheceras enormes dificuldades que adviriam.

    O racha provocado na burguesia atraiu setores nacionalistas situados à direita do espectro político nacional. Para poder governar dentro do arcabouço político e eleitoral brasileiro, tinha que compor, porém fundamentalmente foi o povo pobre que elegeu Lula. Quase 53 milhões de votos. Não existe tanto burguês assim.

    A estrutura do Estado brasileiro foi construída pelas elites tupiniquins que habitaram as entranhas do poder desde Cabral. Um emaranhado institucional anti-povo foi consagrado e vem sendo guarnecido por uma verdadeira legião de “roedores” vorazes e mui “espertos”. Com Lula houve certa inversão de prioridades em favor das classes trabalhadoras e populares em detrimento das classes médias mais abastadas, em especial, aquela não-empregadora.

    Os que odeiam o PT, por usarem lentes ideológicas, não enxergam que à exceção de parcelas do Executivo, os demais “centros de poder”, tais como, o Legislativo, o Judiciário, a Mídia e o Poder Econômico continuaram nas mãos dos “roedores”.

    Não é difícil amar o PT. O povo pobre ama o PT porque hoje tem emprego, acesso à comida, ao automóvel, ao aeroporto, ao shopping Center. A massa salarial, depois de bater no fundo do poço com FHC, subiu de forma significativa e o salário mínimo foi valorizado. O desmatamento da Amazônia diminuiu e os setores populares têm acesso à moradia e ao crédito. A vida dos de baixo melhorou muito, mas os “tubarões”, a grande burguesia empregadora, fizeram aqueles “centros de poder” jogar a seu favor e também ganharam.

    Nenhum outro partido fez tão bem ao povo brasileiro quanto o PT. Em 2002 não rolou uma revolução. Lula foi eleito pelo voto. Com erros e acertos fez-se o que a correlação de forças do momento histórico permitiu. Hoje, manifestar ódio ao PT significa se aliar às velhas ratazanas golpistas retrógadas e reacionárias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A elite vermelha destrui o pais, agora inventa inimigos (que ate entao eram aliados) para responsabilizar.
      O mesmo discurso que Venezuela, Argentina etc...
      Essa incapacidade e falta de caracter escancarada, me parece um reflexo do que somos. Afinal nao houve revolucao realmente, criador e criatura foram eleitos.
      Tenho pena do Chico pela cegueira, fico triste por um povo que erra tantas vezes assim.

      Excluir
    2. Chico.
      Lá se vão 3 meses. Já mudou de opinião? Ou os escândalo são impossíveis de demove-lo?
      Acorda, meu caro.

      Excluir
    3. "Porque amar o PT". Nada a ver, volte pro prezinho e pra alfabetização, pois, de política você não sabe de nada. Aliás, também pare com esse pensamento de corno - minha esposa (PT), não está me traindo (POVO).

      Excluir
  3. Coitadinho do Gregório, descobriu que o seu voto e de seus amiguinhos não foram suficientes para eleger Lula. Isto deve ter destruído seu ego, sua vaidade, seu amor próprio. O que importa se milhões saíram da miséria, tiveram o que comer, uma casa pra morar, se milhares tiveram acesso às universidades, se diminuiu a mortalidade infantil. De que vale tudo isto se o voto do Gregorinho e seus amigos não foi decisivo para a vitória do PT. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você acredita mesmo nessas bobagens aí, Anônimo?? Lula e Dilma quase destruíram o Brasil!

      Excluir
  4. colocar quem no lugar da dilma rousseff¿¿¿qual o politico
    que é=1000%=transparente honestississimo íntegro imparcial excelente gestor administrador público pois não é um politico profissional¿¿¿quem¿¿¿qual¿¿¿será que existe algum¿¿¿então
    o segredo do segredo principal é sim mas por parte de todos os cidadões eleitores votos local mente exigirem reinvindicarem á nivel municipal estadual federal distrito federal tudo=1000%transparencia=1000%democracia direta reta
    mas sempre participativa por parte de to dos localmente ali sem nenhuma exceção-isto é tudo e todos localmente saberem e participarem e decidirem tudo aonde tenha direto ou indiretamente mas nem que seja úm único centavinho público dos trilhões anuais dos impostômetros riquezas recursos naturais
    =
    https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpt1/v/t1.0-9/s720x720/11800578_1641682506073360_6073823931350368805_n.jpg?oh=f691d820ad8a9484b9da87f0345f8877&oe=5651648F&__gda__=1448449411_5b2aaeba60bd9e1d1f5a8f9828ce9b1a
    =
    por isto e muito mais coisas ainda é que não existe nenhum político
    profissional partido político sistema político conselho popular cartola do futebol filantropias ong’s etc dos quintos terceiros mundos que defende comunhas e dentes =1000%transparencia=e ou tenha na sua legenda partidária e como na sua própria plataforma eleito ral
    principal mas=1000% transparencia=democracia direta reta participativa
    =
    pois quanto mais tem=1000%transparencia=etc=tudo ali é primeirississsimo mundo em todos os sentidos direções inclusive
    imediatamente todas as suas internas crianças adolescentes jovens sem exceção tem escola tempo integral das07ás18hs padrão primeirissimo mundo mas do outro quanto menos tem transparencia tudo ali é quintos mundos inclusive ali só tem quase só escolas tempo parcial das08aomeiodia padrão quintos mundos

    =

    então a solução definitiva está em agir mas como todos os povos
    eleitores votos trabalhadores empreendedores etc dos países primeirississimos mundos principalmente como os suecos suíços dinamarqueses islandeses etc isto é fazer com que tenha sempre eleições diretas para tudo mas está sim em todo o povo em geral local municipal estadual federal exigir reinvindicar mas=1000 transpa rencia=1000%democracia direta reta mas sempre participativa
    =

    obs que nem mesmo nenhum grande e popular aberto meio de comunicação mídia em geral redes sociais etc pelo menos não procuram debater mas abertamente e á nível na cional nada sobre transparencia democracia direta reta participativa etc como fez alguns"""gatos-pingados"""como a empreendedora adriana e todos os cidadões dos municipios santo antonio platina pr jacarezinho pr diadema sp etc álém de eleições diretas para tudo o resto é tudo blá…blá…blá…eis a principal diferença em ser ou não ser primeirissi ssimos mundos e ou em ser quintos mundos
    =
    pois todos os políticos profissionais dos quintos terceiros mundos
    evitam ao máximo do máximo mas tudo que se refere á 1000%transparencia 1000%democracia direta reta participativa mas é só para ali ter só corrupçoes sonegações enriquecimentos ilicitos propinas lavagens dinheiro máfias etc infiltrados ao invés dis to para ninguém nunca já mais saber a verdade e exigir reinvindicar transpa rencia democracia direta etc

    =

    pois só para revezar o poder mas só entre todos eles políticos
    profissionais partidos políticos sistemas políticos conselhos populares etc então preferem um eternamente ficar á sempre á acusar o que está no poder central municipal estadual federal é aonde sempre fizeram e ainda fazem com que sempre desde 1500dc 1889 1986 1988 o acusador o salvador da pátria mas logo depois ao conseguir o poder central vai e faz depois mas mil vezes pior que todos os seus antecessores acusados etc como sempre aconteceu des de a época de getulio vargas ditadura militar 1964 1986 arena pds mdb pmdb sarney collor psdb fhc agora pt lula dil ma etc mas e amanhã???

    ResponderExcluir
  5. Eu não odeio o PT, mas odeio suas práticas. Tb votei em Lula, para meu eterno arrependimento - ontem alguém me disse o mesmo. Incrível como eles continuam com esse papo de que acabaram com a pobreza. Ninguém mais acredita nisso. Falar a verdade é tão difícil assim? Por quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PT veio para enganar, e muitos foram enganados, o PT tem um projeto diabólico de implantar um socialismo que vai gerar insatisfação e desemprego jamais visto neste país.

      Excluir
  6. O Fato é que lula também era e continua sendo um rato.Caso fizesse uma desratização seria o primeiro a morrer, seria a prática do suicídio, meu caro Gregório rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Eu nasci em 1963 e meu primeiro voto foi em 1982, ia votar no Brizola para Governador do RJ, mas o Figueiredo inventou o voto vinculado, todos os candidatos obrigatoriamente teriam que ser do mesmo partido.
    Votei no MDB... e mesmo assim o Brizola se elegeu Governador.
    Esse Gregório só fala abóbrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa esquerda atrasada vem devastando países ao redor do mundo. Brizola tinha uma visão de mundo tosca, tosca...

      Excluir