quarta-feira, 1 de abril de 2015

A crise de Dilma ´trambique`! Azul corta voos para 11 cidades e deve demitir até 700 funcionários

Mônica Bergamo - Folha de São Paulo


A Azul já cortou voos para onze cidades brasileiras e se prepara para interromper rotas para outros 12 municípios. O total de demitidos pode chegar a 700, já que cada ponto emprega cerca de 30 pessoas.


CONTA
Nos primeiros meses deste ano, o fluxo de passageiros que viajam a negócios teve queda de até 30%, de acordo com David Neeleman, fundador da companhia aérea. A variação do dólar no período também impacta a Azul, já que o combustível dos aviões é negociado na moeda americana.


AVISO
Neeleman e Antonoaldo Neves, presidente da Azul, estiveram na terça (31) em Brasília com o ministro Eliseu Padilha (PMDB-RS), da Aviação Civil, para comunicar o enxugamento em curso.
*
E para pressionar o governo para que libere R$ 1,8 bilhão do FNAC, o Fundo Nacional de Aviação Civil, presos no cofre por causa do ajuste fiscal.


AVISO 2
Os recursos do fundo são mais um ponto de tensão entre o PMDB e o ministro Joaquim Levy, da Fazenda. De acordo com um senador do partido, o ministro Padilha tem que ir "para o pau", com apoio da legenda, para que eles sejam liberados.


TUDO CERTO
O ministro Eliseu Padilha diz que não há atritos com a Fazenda. Afirma que a lei orçamentária prevê R$ 500 milhões para subsidiar a aviação regional e que os recursos serão liberados.
*
Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff já garantiu que não faltarão "os recursos necessários" para o setor.


OBJEÇÕES
O juiz Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato, foi chamado para fazer a última palestra do 21º Seminário Internacional do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), no mês de agosto.
*
O convite gerou discórdia entre advogados criminalistas, que ligaram para a comissão organizadora para reclamar.

TRAÇO FIRME
Os empresários Sérgio Athié e Ivo Wohnrath receberam convidados no lançamento do livro "Athié Wohnrath", da companhia de arquitetura corporativa, na Casa Fasano. Estiveram no evento, na segunda (30), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o empresário João Doria Jr. e o vice-presidente comercial do Grupo Dória, Álvaro Leopoldo. Eduardo Freitas, vice-presidente da área de previdência da Mapfre Serviços Financeiros, também compareceu.