Nivaldo Souza - O Estado de São Paulo
Segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, é o pior desempenho de um presidente em início de mandato desde 1999
A presidente Dilma Rousseff atingiu em março o pior nível de popularidade desde o início do seu governo, em 2011, segundo pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A confiança na presidente caiu para 24%. Outros 74% dos entrevistados disseram que não confiam em Dilma e 3% não quiseram ou não souberam responder.
Segundo a pesquisa, o governo Dilma é avaliado como ótimo ou bom por 12% dos brasileiros. É o pior desempenho de um presidente em início de mandato desde o primeiro ano do segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1999.
Os que consideram o governo regular atingiram 23% e os que o avaliam como ruim ou péssimo são 64%. Em dezembro, a primeira pesquisa CNI/Ibope após a reeleição de Dilma, a avaliação do governo como ótimo ou bom era de 40%. No fim do ano, 32% apontavam o governo como regular e 27%, como ruim e péssimo.
Já aprovação ao governo atingiu 19% em março, contra 52% em dezembro. A desaprovação ao governo subiu para 78% no mês passado, ante 41% registrado em dezembro.
O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 142 cidades entre 21 e 25 de março, com margem de erro de dois pontos porcentuais e nível de confiança no resultado de 95%. Na última pesquisa, realizada em dezembro, a presidente Dilma tinha a confiança de 51% dos brasileiros. Não confiavam na presidente 44% dos entrevistados, naquele levantamento CNI/Ibope.
O pico de popularidade de Dilma ocorreu em março de 2013, quando atingiu 75% de confiança. Logo em seguida, em julho daquele ano, após as manifestações de junho, a confiança na presidente caiu para 45%.
Datafolha. Pesquisa Datafolha publicada no dia 18 de março indicava que 62% dos brasileiros considerava o governo Dilma como ruim ou péssimo.Pela primeira vez desde janeiro de 2011, a presidente enfrentava a insatisfação da maioria da população com sua gestão.
Avaliações negativas semelhantes só foram vistas nas gestões de Sarney (PMDB-MA), entre março de 1988 e janeiro de 1990, e de Fernando Collor (PTB-AL), em 1992. Nos governos de Sarney e Collor, pesquisas o índice de insatisfação com o governo chegou a 68%.