quinta-feira, 10 de março de 2022

Bolsonaro anuncia que ministro do Turismo, Gilson Machado, vai concorrer ao Senado - Já o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, vai disputar o governo de Pernambuco

 

Ministro do Turismo, Gilson Machado, presidente da República, Jair Bolsonaro, e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira | Foto: Reprodução/Redes Sociais
Ministro do Turismo, Gilson Machado, presidente da República, Jair Bolsonaro, e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira, 10, que o ministro do Turismo, Gilson Machado, vai concorrer a uma vaga no Senado por Pernambuco e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, vai disputar o governo do Estado nas eleições de 2022.

No vídeo em que faz o anúncio, Bolsonaro aparece ao lado dos dois pré-candidatos. “Cada vez mais, nós estamos nos organizando para que possamos bem representar o nosso Estado e o Brasil, por ocasião do futuro político que se apresenta para todos nós”, afirmou o presidente.

Bolsonaro afirmou declarou que “o Brasil é nosso e tenha certeza: Pernambuco cada vez mais forte juntamente com o governo federal”.

Apesar de confirmar que a chapa será lançada pelo PL, o presidente não informou uma data para a filiação de Gilson Machado ao partido.

Mudanças na esplanada

Até o fim do mês, muitos ministros devem deixar o governo Bolsonaro para disputar cargos nas eleições de outubro. Devido à legislação eleitoral, ministros que serão candidatos precisam deixar os cargos seis meses antes das eleições, ou seja, 2 de abril.

Esse será o maior esvaziamento da Esplanada dos Ministérios nesse mesmo período, proporcionalmente, em quase 25 anos. Se confirmada a troca em dez ministérios, quase metade das 23 pastas passará por reestruturação.

No início de março, foi a vez do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, anunciar que é pré-candidato a deputado federal.

O astronauta tentará uma vaga na Câmara dos Deputados por São Paulo. Ele deve sair candidato pelo PL. O ministro confirmou a informação em entrevista coletiva durante um evento de telecomunicações que ocorre na Espanha.

Antes de entrar na vida política, Marcos Pontes se destacou por ser o primeiro brasileiro a ir para o espaço em 2006. Ele assumiu o ministério da Ciência e Tecnologia no início do governo Bolsonaro, em janeiro de 2019.

Marcos Pontes também afirmou que seu substituto, que está praticamente definido, será alguém da própria Pasta.

Revista Oeste