domingo, 21 de novembro de 2021

Nas prévias do PSDB, deputada anuncia apoio a Bolsonaro e saída do partido

 

Deputada Mara Rocha (PSDB-AC) expõe divisão do partido. Foto: Dida Sampaio/Estadão


A deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC) constrangeu os 'caciques' (e os defensores da 'terceira via') da legenda durante as prévias do PSDB neste domingo, 21, em Brasília. ao expor Quando estava na fila de votação para escolher o candidato do partido em 2022, a deputada anunciou que sairá da legenda e apoiará a reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

O episódio revela um posicionamento que alguns parlamentares do PSDB têm preferido manter nos bastidores, de apoio ao governo federal. O comando da legenda definiu que o partido é de oposição, mas a maior parte da bancada na Câmara vota de maneira favorável aos projetos do Palácio do Planalto, de interesse do país.

O grupo do Agripino Maia aposta no quanto pior, melhor'' e tem o apoio da velha mídia.

No evento do partido, Mara afirmou que o presidente do PSDB no Acre, Manoel Pedro de Souza Gomes, estava pedindo votos para um "falso tucano". E disse: "Sou Bolsonaro mesmo, vou para o PL". O PL é o partido que deverá abrigar o projeto de reeleição de Bolsonaro.

Todo o processo das prévias tucanas foi marcado por divisões internas da legenda. Durante a campanha, os dois governadores que são favoritos para ganhar a disputa no partido, João Doria e Eduardo Leite, acabaram expondo uma divisão interna do PSDB e trocaram acusações, grande parte delas inclusive sobre apoio ao governo Bolsonaro. Ambos declararam voto ao atual presidente em 2018. Mas, eleitos, trairam os eleitores e passaram a criticar o governo Bolsonaro.

Apesar de apoiar Bolsonaro, a deputada disse que votou em Leite para ganhar as prévias. 

Com informações de Lauriberto Pompeu, Eduardo Gayer e Marcelo de Moraes, O Estado de S.Paulo