quinta-feira, 21 de outubro de 2021

FDA aprova dose de reforço para Janssen e Moderna nos EUA

Autoridades sanitárias norte-americanas também liberaram vacinação com imunizantes diferentes


Dose de reforço da Janssen foi aprovada pela agência regulatória dos Estados Unidos
Dose de reforço da Janssen foi aprovada pela agência regulatória dos Estados Unidos | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A agêcia regulatória sanitária dos Estados Unidos (Food and Drug Administration, a FDA), deu sinal verde nesta quarta-feira, 20, para a aplicação de doses de reforço das vacinas contra a covid-19 da Janssen e da Moderna no país. Até então, apenas idosos acima de 65 anos e pessoas com comorbidades que tivessem completado o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer eram autorizados a receber a dose extra.

No caso da vacina da Janssen, a dose de reforço pode ser tomada dois meses depois da primeira aplicação por quem tiver mais de 18 anos. A da Moderna, por sua vez, é recomendada seis meses depois da conclusão do esquema vacinal — mas somente para pessoas de 65 anos ou mais e adultos com alto risco de infecção e exposição frequente ao vírus.

As autoridades sanitárias dos EUA também liberaram a aplicação de uma dose de reforço de outro imunizante, diferente do que foi aplicado na dose inicial — a vacinação heteróloga.

“A FDA determinou que os benefícios conhecidos e potenciais do uso de uma única dose de reforço diferente pesam mais do que os riscos conhecidos e potenciais do seu uso em populações elegíveis”, informou a agência em comunicado.

Fábio Mato, Revista Oeste