sexta-feira, 22 de outubro de 2021

EUA aprovam mistura de vacinas e dose de reforço para Janssen e Moderna

Mais de 52 milhões de pessoas poderão receber a dose extra


Originalmente, a vacina da Janssen é de dose única
Originalmente, a vacina da Janssen é de dose única | Foto: Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos aprovou ontem, quinta-feira 21, a dose de reforço contra a covid-19 para todos que receberam o imunizante da Janssen e para alguns grupos vacinados com a Moderna. Com isso, 52 milhões de pessoas poderão receber a dose extra.

A agência aprovou ainda a mistura de vacinas. Nesse caso, qualquer um dos três imunizantes autorizados pode ser usado como reforço, e os norte-americanos poderão escolher receber uma aplicação extra diferente da recebida no primeiro ciclo vacinal.

As novas diretrizes acatam a recomendação feita na última quarta-feira, 20, pela Food and Drug Administration (FDA), a agência regulatória sanitária dos Estados Unidos. Oeste noticiou.

Dose de reforço

A dose de reforço da vacina da Janssen pode ser administrada pelo menos dois meses depois da primeira aplicação em todas as pessoas a partir de 18 anos. A da Moderna, por sua vez, é indicada seis meses após a conclusão do primeiro ciclo vacinal para o mesmo grupo recomendado a receber a dose extra da Pfizer: (1) pessoas com mais de 65 anos; (2) indivíduos com alto risco de contrair a covid-19; e (3) cidadãos cujo trabalho os exponham ao vírus, como é o caso dos profissionais de saúde.

LEIA TAMBÉM:

Edilson Salgueiro, Revista Oeste