terça-feira, 11 de maio de 2021

A soma das áreas preservadas em propriedades rurais supera as existentes em terras indígenas

As áreas ligadas ao agronegócio são responsáveis pela preservação de quase 26% das matas nativas brasileiras


No Brasil, 66% de toda a cobertura vegetal original é preservada
No Brasil, 66% de toda a cobertura vegetal original é preservada | Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Em média, os produtores rurais brasileiros preservam 50% de sua propriedade — a porcentagem determinada por lei varia de acordo com o Estado: em São Paulo, por exemplo, são 20%; na Amazônia, 80%. Isso faz com que a soma das áreas verdes em propriedades rurais supere as existentes em terras indígenas

As áreas ligadas ao agronegócio são responsáveis pela preservação de quase 26% das matas nativas brasileiras. Ao mesmo tempo, cerca de 14% do território nacional é formado por reservas indígenas. No Brasil, 66% de toda a cobertura vegetal original está preservada.

Os números aparecem em um levantamento de 2019 realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto (Abagrp). Os dados utilizados foram fornecidos por diversos órgãos do governo federal, como a Fundação Nacional do Índio, o Ministério do Meio Ambiente, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O estudo revela que 9% do território nacional é utilizado para a produção de vegetais, 8% é composto por pastagens nativas, 13,2% tem pastos plantados e 3,5% está destinado às áreas urbanas.

Leia também: “O campeão da proteção florestal”, matéria na Edição 59 da Revista Oeste

Artur Piva, Revista Oeste