sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Deu n o ´JN`: Vendas do período de Natal são as mais fracas em 11 anos

TV Globo


De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, o crescimento das vendas até agora foi de 2,5% contra 4,3% em 2013




As vendas do período de Natal caíram e foram as mais fracas em 11 anos.
“Não comprei muito, fui bastante cautelosa, só para pessoas imprescindíveis”, disse a aposentada Elizabete Conroi.
E não foi só a aposentada Elizabete. As vendas de Natal registraram queda de 1,7% a comparação com 2013.
“Ano passado já esteve ruim e este ano piorou mais um pouco”, conta o gerente Leandro Giani.
É o resultado de um ano difícil para o varejo. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, o crescimento das vendas até agora foi de 2,5% contra 4,3% em 2013. A alta dos juros, o crédito mais caro e a inflação fizeram o consumidor pisar no freio.
“O trabalhador já tem vários gastos, não tem jeito de ele fugir da conta de água, conta de luz, algumas prestações. E aí, quando ele vai consumir, sobra menos do que sobrava no passado. Então, ele acaba gastando menos”, explica o vice-presidente da CDL/BH, Marco Antônio Gaspar.
E as contratações no comércio também diminuíram: 46,6% até novembro, segundo o Ministério do Trabalho. O levantamento da Confederação Nacional do Comércio mostrou que o setor que menos contratou neste ano foi o de vestuário e calçados. Em todo o país, a região Sudeste teve o pior desempenho: o número de contratações no comércio caiu pela metade.
Antônio trabalha há 25 anos no comércio e diz que nunca viu um ano tão ruim. Além de não contratar, ele fechou uma loja e teve que demitir. Começou 2014 com 42 funcionários. Em dezembro, o número caiu para 28.
E para o ano que vem: “Eu vou diminuir loja, vou para o imóvel próprio que eu tenho. E diminuir custo. Vou voltar à empresa familiar. Eu e meus dois irmãos vamos atender, mulher vai ficar no caixa para não ter custo fixo para você conseguir sobreviver”.