O tutor de Scout decidiu mostrar para o mundo o quanto é grato aos veterinários que apostaram em um tratamento bem-sucedido para o golden retriever. Assim, vai usar um cobiçado espaço no Super Bowl —a final do futebol americano— e exibir um comercial para agradecer e pedir doações para o departamento de veterinária da Universidade de Wisconsin (EUA).
Scout, 7, recebeu diagnóstico de câncer no coração, no ano passado. Na ocasião, os médicos alertaram o tutor que o cachorro teria pouco tempo de vida.
Mas David MacNeil não desistiu. À WMTV, afiliada da CNN, ele relembrou o animal numa sala, abanando o rabo. O tutor diz que nem avaliou a possibilidade de uma eutanásia.
Foi então que MacNeil procurou a equipe da universidade, em julho passado. O tratamento foi positivo. Scout melhorou e ganhou qualidade de vida.
Para mostrar sua gratidão, conscientizar sobre o câncer em cães e ajudar a equipe da universidade, o tutor apostou no anúncio no evento, que atrai olhares de todo o mundo. A final entre o San Francisco 49ers e o Kansas City Chiefs será no próximo domingo (2), e o comercial terá 30 segundos.
Não está claro quanto saíra do bolso de MacNeil, presidente da empresa WeatherTech —que faz acessórios para veículos. Segundo reportagem da agência Reuters, que cita dados da Fox de novembro, um anúncio na decisão custa até US$ 6 milhões (cerca de R$ 25,5 milhões).
Questionado pela TV americana por que não ofereceu dinheiro diretamente para a universidade, o tutor disse que o objetivo é incentivar os espectadores a mostrarem apoio por meio de doações.
Um vídeo publicado nas redes mostra a trajetória do golden. Veja: