Decisão do STF deixa claro que 'o Estado de Direito está se rompendo no Brasil', afirma Marco Rubio
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, chamou os juízes do Supremo Tribunal Federal (STF) de “ativistas” e criticou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por suposta tentativa de golpe.
Em entrevista à Fox News, Rubio disse que o julgamento representou uma “campanha de opressão judicial” e revelou que novas medidas de resposta podem ser anunciadas pelos EUA na próxima semana.
“Você tem esses juízes ativistas, um em particular que não apenas perseguiu Bolsonaro, mas também tentou impor reivindicações extraterritoriais até contra cidadãos norte-americanos, ou contra alguém que postou on-line de dentro dos Estados Unidos, e chegou a ameaçar ir ainda mais longe nesse sentido”, declarou.
“Então, haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana ou algo assim sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar.”
Ana Paula Henkel - Knock knock? Alguém aí? (Esse povo não dorme…) O Secretário de Estado, Marco Rubio, em viagem a Israel, declara em entrevista que novas sanções podem estar a caminho do Brasil: “𝑂 𝐸𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝐷𝑖𝑟𝑒ito no Brasil está se rompendo
O juiz citado por Rubio é Alexandre de Moraes, relator do processo contra Bolsonaro, dos casos do 8 de janeiro e já sancionado pelos EUA por ordens de censura contra cidadãos e empresas norteamericanas. Os EUA impuseram ao ministro as restrições da Lei Magnitsky, aplicada a autoridades estrangeiras violadoras de direitos fundamentais.
As novas sanções seriam aplicadas de maneira individual, a pessoas contra as quais os EUA tenham provas de que violam direitos fundamentais, como ocorreu com Moraes.
Um dia depois da condenação, o presidente dos EUA, Donald Trump, comentou a decisão do STF contra Bolsonaro. Ele considerou a sentença “terrível” e reiterou sua admiração pelo líder brasileiro.
‘Estado de Direito está se rompendo no Brasil’, diz Departamento de Estado dos EUA sobre condenação de Bolsonaro
O Departamento de Estado dos EUA compartilhou o trecho da entrevista de Rubio sobre o Brasil, com a seguinte mensagem: “Com a condenação do ex-presidente brasileiro Bolsonaro, fica claro que o Estado de Direito está se rompendo no Brasil”.
Loriane Comeli - Revista Oeste