quinta-feira, 11 de setembro de 2025

FAB intercepta avião com 348kg de drogas da Venezuela

 Piloto lançou Bimotor que decolou do país do narco-ditador Maduro



Para tentar escapar da interceptação, o piloto lançou o avião na represa de Balbina

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou nesta quarta-feira (11) um avião bimotor que invadiu o espaço aéreo brasileiro transportando 380kg de maconha do tipo skunk. O bimotor decolou da Venezuela, cujo narco-ditador Nicolás Maduro está sob ordem de captura pelas autoridades dos Estados Unidos por chefiar um cartel de drogas.

A caças leves A-29 Super Tucano foram acionados pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) para obrigar a aeronave a mudar de rota, mas o piloto desobedeceu às ordens da Defesa Aérea e lançou o avião nas águas da represa de Balbina, no município de Presidente Figueiredo, no Estado do Amazonas. Não há informações sobre o que aconteceu ao piloto.

Agentes da Polícia Federal se associaram à operação e, transportados por helicóptero Bell 412, chegaram ao local rapidamente e retiraram da aeronave, parcialmente submersa, cerca 380kg de maconha.

O Super Tucano, que na FAB foi rebatizado de A-29, é um caça leve desenvolvido pela Embraer a partir da década de 1990, quando a partir do modelo Tucano, a partir de reforços estruturais e novos sistemas para missões de combate.

Diário do Poder