Está prevista para a próxima terça-feira, 9, uma nova reunião dos senadores do colegiado para apresentação do relatório final
Em entrevista concedida na quarta-feira 3, ao jornal Gazeta do Povo, Tagliaferro confirmou o envio prévio de provas digitalizadas e periciadas aos EUA. “Tenho tudo digitalizado, fiz a perícia antes de denunciar, justamente para que não houvesse qualquer possibilidade de ele contestar esse material”, afirmou o perito.
O Tesouro dos EUA investiga relações de Moraes e familiares para evitar tentativas de burlar sanções. As informações detalhadas por Tagliaferro podem ampliar o alcance das restrições, inclusive envolver antigos auxiliares do ministro e do procurador-geral.
Denúncias sobre o TSE
Durante a participação no Senado, Tagliaferro relatou que, em agosto de 2022, Moraes autorizou operação contra empresários acusados de apoiar um golpe de Estado. O perito afirmou que houve solicitação para elaboração retroativa de relatórios.
Além disso, Tagliaferro afirmou que equipes de Moraes no TSE e no STF tinham alvos específicos, principalmente políticos e comentaristas de direita. Segundo o perito, a Assessoria Eleitoral de Enfrentamento à Desinformação teria ampliado as atribuições para atuar como polícia. Ele relatou ainda ter produzido relatórios sobre as postagens de pessoas presas em 8 de janeiro de 2023.
“Qualquer pessoa que fosse oposição ao candidato Lula, que estivesse manifestado nas redes sociais algum apoio a Bolsonaro ou vestindo uma camisa amarela, já era um fator determinante para a manutenção ou não de pessoas que foram presas no 8 de janeiro”, disse Tagliaferro.
Resposta oficial do gabinete de Moraes
O gabinete de Moraes respondeu às acusações por meio de nota oficial, divulgada na quinta-feira 4. No texto, informou que determinações e solicitações para produção de relatórios seguiram normas regimentais.
Segundo a nota, os relatórios descreviam objetivamente “postagens ilícitas” e foram encaminhados à Polícia Federal, com ciência da Procuradoria-Geral da República. O gabinete de Moraes também afirmou que todos os procedimentos foram regulares e documentados
Wiliam Grizafis - Revista Oeste