Auxiliar do ex-condenado está na Arábia Saudita acompanhando o campeonato, e nesta sexta-feira vai assistir jogo final entre o Fluminense e o Manchester City
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, viajou para o Mundial de Clubes de 2023 na Arábia Saudita alegando que as passagens e hospedagem seriam pagas pela Fifa, que organiza o torneio que o torcedores brasileiros chamam de “mundial”.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, o ministro foi assistir o jogo do Fluminense contra o Manchester City, do Reino Unido, sem autorização formal do presidente Lula para deixar o país e a pasta. O Diário do Poder apurou que essa versão é de fato difundida pelo Planalto.
Torcedor do Fluminense, Lupi não quis perder as final do torneio, nesta sexta-feira (22).
O jornal informa que o ministro garantiu que vai ressarcir ao erário o salário referente aos cinco dias que passou fora do país em caráter pessoal.
Os ministros precisam de autorização da Presidência para viagens oficiais, e as mesmas devem ser publicadas no Diário Oficial. O documento é necessário para que seja nomeado um substituto interino enquanto o titular estiver fora para não deixar a pasta sem comando.
Nesta quarta-feira (20), Lula se reuniu com todos os ministros para a última reunião ministerial do ano, Lupi foi o único ministro que não participou da reunião.
Diário do Poder