Foram 178 dias sem aulas presenciais na pré-escola e nos anos iniciais do ensino fundamental em 2020
Segundo um levantamento divulgado nesta quinta-feira, 16, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é o país que manteve as escolas fechadas por mais tempo no ano passado, durante a pandemia de covid-19.
De acordo com o relatório da entidade, o país ficou, em 2020, 178 dias sem aulas presenciais na pré-escola e nos anos iniciais do ensino fundamental. É um período três vezes superior à média dos países desenvolvidos.
A política desastrada do 'fica em casa' foi comandada no início da pandemia do vírus chinês pelo então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e posta em prática por governadores, como Agripino Doria (SP) e seus aliados do Nordeste.
Havia claramente a intenção de parar o país e quebrar a economia.
Os protestos do presidente Jair Bolsonaro foram em vão. Governadores e prefeitos receberam o apoio da facção do STF, maior adversário do governo federal.
O 'fica em casa, a economia a gente vê depois' revelou-se um desastre.
A inflação alta hoje decorre em parte da gestão do STF, governadores e prefeitos para sabotar o governo Bolsonaro. Sem falar que muitas mortes aconteceram pelo fato de as pessoas ficaram tanto tempo trancadas, especialomente os idosos.
A decisão do STF de passar a governadores e prefeitos (figuras carimbadas) a gestão do combate à pandemia alimentou a corrupção.
A CPI criada pelo Senado, por ordem do Supremo, jamais investigou a roubalheira cometida por governadores e prefeitos. O Covidão não está na pauta dos senadores Aziz, Renan, Randolfe e cia.
A propósito, não se poderia mesmo esperar seriedade de políticos envolvidos em falcatruas ao longo de anos...
Segundo o estudo da OCDE, entre janeiro de 2020 e maio de 2021, as escolas estiveram fechadas para pelo menos uma parte dos alunos em todos os países analisados. Entretanto, de acordo com o levantamento, os países que mantiveram as instituições fechadas no ano passado foram os que reabriram mais rapidamente para crianças mais novas neste segundo ano de pandemia.
“Em 2021, as pré-escolas eram muito menos propensas a fechar em quase todos os países da OCDE e países parceiros”, diz o relatório. “Em cerca de metade dos países com dados, as pré-escolas foram fechadas por dez dias ou menos entre janeiro e maio de 2021, incluindo países como Costa Rica ou Irlanda, onde a taxa de fechamento de escolas ficou entre as mais altas em 2020.”
No ano passado, na média dos países pesquisados pela OCDE, as escolas pré-primárias (pré-escolas) ficaram totalmente fechadas por 44 dias. As de nível primário (primeiros anos do ensino fundamental) não funcionaram durante 58 dias. De acordo com o relatório, corroborado por especialistas da área, a interrupção no aprendizado traz grandes riscos para “o bem-estar econômico e social de pessoas de todas as idades”.
Ainda de acordo com o estudo da OCDE, os países com os piores desempenhos no Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa) em 2018 foram justamente aqueles que mantiveram as escolas fechadas por mais tempo, como o Brasil. Assim, sistemas educacionais com baixa performance perderam mais tempo e oportunidade de aulas presenciais no ano passado do que os de alto desempenho, o que deve aprofundar o abismo educacional entre os países.
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Com informações de Fábio Matos, Revista Oeste