sexta-feira, 30 de julho de 2021

Google volta a perder na Justiça, e entrevista de Luciano Hang segue no ar

Empresário participou do programa Direto ao Ponto, da rádio Jovem Pan, apresentado por Augusto Nunes, colunista de Oeste


Luciano Hang é dono da rede de lojas Havan
Luciano Hang é dono da rede de lojas Havan | Foto: Divulgação

O desembargador Raulino Jacó Brüning, do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (TJSC), negou o recurso do Google que pedia a remoção da entrevista concedida pelo empresário Luciano Hang ao programa Direto ao Ponto, da rádio Jovem Pan, apresentado por Augusto Nunes, colunista de Oeste.

Na decisão, o magistrado enfatiza que a exclusão do conteúdo resultaria em ofensa ao direito de liberdade de expressão, garantido pela Constituição Federal. “Um dos princípios do uso da internet no Brasil é a garantia da liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento”, escreveu Jacó Brüning.

O Google alega que o conteúdo publicado no YouTube violou os termos de uso da plataforma e a Jovem Pan, responsável pela divulgação do material, foi devidamente notificada. No entanto, a Justiça ressaltou que é imprescindível resguardar a garantia à liberdade de manifestação e coibir a censura.

Direto ao Ponto

O dono da rede de lojas Havan concedeu entrevista ao Direto ao Ponto em 29 de março. A publicação contava com mais de 2,5 milhões de visualizações quando foi retirada da plataforma, em 21 de maio, sem qualquer aviso prévio.

Leia também: “A polícia da informação”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 60 da Revista Oeste

Edilson SalgueiroRevista Oeste