Entre 2004 e 2018, Silvio Mendes foi eleito e reeleito prefeito de Teresina
Durante uma entrevista à TV Meio Norte, Silvio Mendes (União Brasil), candidato ao governo do Piauí, disse que a jornalista Katya Dangeles era “quase negra na pele, mas uma pessoa inteligente”. A fala ocorreu na quarta-feira 31 e, horas depois, o ex-prefeito do Piauí pediu desculpas pelo comentário.
Na reportagem, depois de ser questionado sobre projetos para mulheres e minorias, Mendes respondeu, “Te conheço há tantos anos, desde o Diário do Povo, eu imagino quantas discriminações você já sofreu”, disse. “Você, que é quase negra, na pele, mas você é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve, e aproveitou.”
Depois da repercussão negativa da situação, o candidato informou, pela assessoria, que possui “tem profunda admiração, respeito e carinho” pela repórter. Além disso, reconheceu que o comentário foi um erro. “Após a entrevista, Sílvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro”, comunicou. A jornalista não se manifestou sobre o assunto.
Mendes é médico, foi secretário municipal de Saúde de Teresina durante as gestões de Wall Ferraz (PSDB-PI), morreu em 1995, Francisco Gerardo (PSB-PI) e Firmino Filho (PSDB-PI). Entre 2004 e 2008, foi eleito e reeleito prefeito de Teresina, capital do Estado. Entretanto, deixou o segundo mandato em 2010 para concorrer ao governo do Estado. Na época, o ex-prefeito perdeu as eleições.
Revista Oeste