terça-feira, 29 de março de 2016

Após 33 anos, senador Walter Pinheiro se desfilia do PT

Andre Borges - 17.jul.12/Folhapress
O senador Walter Pinheiro (PT-BA), relator da medida provisória que cria compensações para as mudanças no ICMS
O senador Walter Pinheiro, que se desfiliou do PT após 23 anos


O senador Walter Pinheiro entregou nesta terça-feira (28) sua carta de desfiliação ao diretório municipal do PT em Salvador, após 33 anos no partido. Ele contudo, ainda não comunicou a qual legenda pretende se filiar.

Pinheiro, que era filiado ao PT desde 1983, lembrou que essa foi a sua única filiação e que a decisão foi tomada "depois de uma reflexão profunda". "

Eleito senador em 2010, Pinheiro vai permanecer no cargo até 2017, sem que o PT possa requerer a vaga, já que se trata de cargo majoritário. Antes do Senado, Pinheiro já ocupou as cadeiras de deputado federal e vereador, na Câmara de Salvador.

Até a última semana, o nome do senador era cotado para concorrer à prefeitura de Salvador pelo PT da Bahia, cargo que já havia disputado em 2008.

OSASCO

Nesta segunda-feira (28), o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, também anunciou a sua desfiliação do PT. Ele irá se filiar ao PDT.

Em carta aberta à população da cidade, Lapas afirmou que "o interesse coletivo e tudo que estamos construindo até aqui está ameaçado". E seguiu: "por ouvir a população, e em respeito ao clamor de diversos segmentos da nossa sociedade, tomei uma das decisões mais difíceis da minha vida". Ele estava havia 11 anos na legenda.

Lapas, que é candidato à reeleição, estava insatisfeito com a possibilidade de um grupo adversário dele dentro do partido, ligado ao ex-deputado João Paulo Cunha, tentar lançar outro nome para a sua própria sucessão.