terça-feira, 6 de agosto de 2024

Governo corrupto do ex-presidiário Lula se apropria de foto histórica e apaga imagem de Rebeca Andrade

 


Adversárias reconhecem e homenageiam grandeza de Rebeca Andrade, diminuída pelo Ministério das Comunicações


O Ministério das Comunicações achou que seria uma boa ideia apagar a ginasta Rebeca Andrade, a maior medalhista olímpica do Brasil, de uma foto histórica para promover um programa do governo Lula.

Na foto original, Rebeca aparece no topo do pódio após ganhar medalha de ouro pelo desempenho no solo de ginástica artística e sendo reverenciada pelas atletas Simone Biles e Jordan Chiles.

Adversárias reconhecem e homenageiam grandeza de Rebeca Andrade, diminuída pelo Ministério das Comunicações (Foto: Rep. TV Globo)

Já no perfil do Instagram do Ministério das Comunicações, a brasileira foi apagada e substituída por um símbolo do “computadores para inclusão”, programa do governo federal.

A pasta é chefiada pelo ministro Juscelino Filho,  indiciado em 12 de junho passado por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

A publicação repercutiu mal e seguidores do perfil da pasta logo criticaram a montagem. Pouco tempo depois, o ministério apagou a montagem.

Esta não é a primeira gafe do governo Lula na Olimpíada. Logo na abertura, o Ministério do Esporte fez uma publicação considerada racista ao usar um macaco com a legenda “Todo mundo aguardando nosso barco”.

 

Ministério agora se desculpa

Agora há pouco, às 12h22, o Ministério das Comunicações enviou nota ao Diário do Poder se desculpando pelo episódio. Leia na íntegra:

O Ministério das Comunicações reconhece que a postagem sobre Rebeca Andrade não foi adequada e deu margem para interpretações que não condizem com o sentimento e trabalho do Governo Federal, nem com a grandeza desta conquista histórica da ginasta. Por isso, pedimos sinceras desculpas à atleta e a todos os brasileiros e brasileiras pela postagem, especialmente às mulheres pretas, que estão tão bem representadas no pódio de Rebeca Andrade.

O objetivo foi fazer uma publicação relacionando políticas públicas com as Olimpíadas, assim como já tinha sido feito com a foto icônica de Gabriel Medina, cujo meme circulou o Brasil. A própria legenda explicava que a pasta reverencia Rebeca e tem ela como inspiração.

Uma nova publicação foi feita para deixar explícita a admiração que o Ministério das Comunicações tem por Rebeca Andrade e suas conquistas, que tanto representa para o país como uma mulher preta medalhista olímpica. O Ministério das Comunicações reverencia Rebeca Andrade. Ela não só entrou para a nossa história, ela é a nossa história.

Diário do Poder