‘Não sou tão ingênua’, afirma Danielle Anderson
A virologista australiana Danielle Anderson, que até novembro de 2019 trabalhou em um laboratório do Instituto de Virologia de Wuhan, afirmou em entrevista à agência Bloomberg que acredita na versão da origem natural do novo coronavírus. Contudo, a virologista não descarta a teoria de que o vírus possa ter vazado do laboratório localizado em Wuhan. “Eu não sou tão ingênua para dizer que descarto totalmente essa versão”, admitiu.
As possibilidades
Recentemente, surgiram publicações em mídias e declarações de países ocidentais sobre a possível origem do novo coronavírus em laboratório.
A Casa Branca, aliás, divulgou um comunicado em que não descarta tal possibilidade. Os serviços secretos norte-americanos veem duas versões possíveis para a origem do vírus chinês: (1) a transmissão de um animal ao ser humano e (2) o vazamento de laboratório.
Segundo o jornal Times, a inteligência britânica considera “possível” a segunda versão. Ao comentar as publicações, Pequim adverte que são os cientistas que devem determinar a origem do vírus, não os serviços de inteligência.
Leia também: “CoronaVac não é adequada para combater a pandemia, diz primeiro-ministro da Itália”
Edilson Salgueiro, Revista Oeste