domingo, 27 de agosto de 2017

Floyd Mayweather nocauteia McGregor em nome da reputação do boxe

Com O Globo

Floyd Maywheater e Conor Mcgregor, em combate em Las vegas
Floyd Mayweather Jr. acerta Conor McGregor, durante combate em Las Vegas; nocaute veio apenas no décimo assalto Foto: isaac Brekken / AP


Pela quinquagésima vez, Floyd Mayweather venceu uma luta de boxe. Foi uma das mais fáceis e épicas de uma carreira lendária. No décimo round, ele nocauteou o campeão do UFC Conor McGregor diante de uma arena lotada no T-Mobile Center, em Las Vegas. Foi também uma das mais especiais. Marcou a aposentadoria do americano que acaba de bater o recorde do mito Rocky Marciano. O lutador que arrebentava todo mundo na década de 50 se aposentou com 50 vitórias e uma derrota no cartel, enquanto Mayweather nunca foi derrotado em 50 lutas. 

O confronto de hoje rendeu, só em bolsas, 100 milhões de dólares para Mayweather e 30 milhões para McGregor. Era uma espécie de boxe vs MMA. A credibilidade do pugilismo estava em jogo. E começou melhor para o irlandês que debutou no boxe profissional diante de uma lenda-viva.

Ele tomou a iniciativa já nos primeiros segundos de luta, pôs as mãos para trás pra provocar o Mayweather e acertou um ou dois golpes limpos. Para surpresa de muita gente, se saiu melhor nos primeiros três minutos. 

No segundo e terceiro round também teve mais ataques de McGregor e poucos contragolpes de Mayweather. Era o que se esperava, o script era esse. As chances dele eram até o quarto round na opinião dos críticos. E até ali Mayweather não tinha começado a lutar. 

A partir do quinto round virou um baile. Já dava para dizer que McGreor não tinha mais chances. Mayweather parecia crescer a cada minuto que passava, enquanto o irlandês apresentava mais desgaste. Os golpes começaram a entrar e McGregor apelava para agarrões e cascudos, sim você leu cascudos. Ele quase não lançava mais golpes com pressão. Era uma presa a espera do predador, sendo caçado no ringue. 

Quando Mayweather apertou o ritmo, desferiu uma série de socos na cabeça e no rosto do irlandês, até que o árbitro interrompeu o combate e decretou nocaute técnico com McGregor ainda de pé, mas exaurido pelos golpes. Os últimos nocautes de Mayweather tinham sido em 2011 e 2007, ele tem agora 27 nocautes no cartel, a maioria no início de carreira.

Na entrevista pós-luta, Mayweather tirou onda, mas não esnobou. A luta valeu um cinturão cravejado em diamantes, só que sem título de campeão em jogo. Palavras dele:

- Eu garanti a todos que essa luta não iria até o final. A reputação do boxe estava em xeque. 

Ao ser perguntado se foi mesmo sua última luta como vinha dizendo, ele respondeu:

- Sim, com certeza hoje foi minha última luta. Escolhi o parceiro ideal para dançar hoje, McGregor você é um ótimo campeão. 

McGregor ainda reclamou que poderia ter seguido no combate, mas estava convencido que não tinha chances de vencer. Com um sorriso amarelo, elogiou Mayweather e parecia mais humilde com a derrota. Ele nunca tinha sido derrotado em pé no MMA ou em lutas de boxe amadoras. Mas hoje, era zebra absoluta, 92% das apostas foram pela vitória de Mayweather.