sábado, 6 de fevereiro de 2016

Morre o sexto astronauta a caminhar na superfície da Lua


Foto oficial de Mitchell, que integrou a equipe da Apollo 14 - Nasa


O Globo



Edgar Mitchell passou 33 horas no satélite da Terra em 1971


Edgar Mitchell, um dos 12 homens que andaram na Lua, morreu na última quinta-feira, na Flórida, segundo a Nasa. Ele tinha 85 anos. No dia seguinte, 5 de janeiro, comemorou-se o 45º aniversário do dia em que chegou ao satélite terrestre, que ocorreu em 1971.

“Em nome da família Nasa, gostaria de expressar minhas condolências à família e aos amigos do astronauta Edgard Mitchell”, afirmou, em comunicado, o presidente da agência espacial americana, Charles Bolden. “Ele acreditava na exploração e atendeu ao desejo do presidente (John) Kennedy de enviar homens para o espaço. Ele é um dos pioneiros (...)”.

Mitchell, Alan Shepart e Stuart Rosa formavam a tripulação da missão Apollo 14, lançado no dia 31 de janeiro. Mitchell tornou-se o sexto homem a pisar na superfície lunar. Ele e Shepard andaram na Lua em duas ocasiões diferentes, gastando cerca de nove horas coletando rochas, realizando medições e — no caso do Shepard — fazendo duas tacadas de golfe. Mitchell também tirou a famosa fotografia de Shepard junto à bandeira americana.

Ao todo, ambos passaram 33 horas na Lua.

Em 1972, um ano após a missão, Mitchell deixou a Nasa. Ele tornou-se famoso por pregar o relacionamento entre religião e ciência, afirmando que buscava “o desconhecido”. O astronauta também estava convencido que extraterrestres visitaram o planeta.