domingo, 7 de fevereiro de 2016

Iñárritu vence prêmio principal na Associação de Diretores por ‘O regresso’

Reuters


David Nutter leva troféu de drama na TV por ‘Game of Thrones’


LOS ANGELES — A Associação de Diretores dos EUA (DGA, na sigla em inglês) escolheu Alejandro Inárritu como o melhor em sua categoria em 2015 por seu filme “O regresso”, aumentando as chances do cineasta mexicano levar um segundo Oscar seguido. Ele recebeu o mesmo prêmio no ano passado por “Birdman”, que acabou levando o grande prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Na categoria de diretor estreante, o brasileiro Fernando Coimbra disputava por seu trabalho em "O lobo atrás da porta". O vencedor, no entanto, foi o britânico Alex Garland, por "Ex-Machina".

Na categoria de documentários o premiado na cerimônia deste sábado foi Matthew Heineman, diretor de "Cartel Land", também candidato ao Oscar. Além dos prêmios de cinema, o DGA também entregou troféus para televisão. Chris Addison ganhou como melhor diretor de comédia, por "Veep", enquanto David Nutter ficou com o prêmio de drama por "Game of Thrones".


Este ano as associações de atores (SGA), produtores (PGA) e diretores (DGA) escolheram filmes diferentes, dificultando os prognósticos. Os atores deram o prêmio principal para “Spotlight”, enquanto os produtores ficaram com “A grande aposta”.

A cerimônia de entrega do Oscar acontecerá no dia 28 de fevereiro. A corrida pelo principal prêmio de Hollywood este ano foi ofuscada por acusações de falta de diversidade entre os indicados. Pelo segundo ano seguido, todos os 20 candidatos nas categorias de atuação são brancos.

A controvérsia gerou muitas críticas nas redes sociais, inclusive com o ressurgimento da hashtag #OscarsSoWhite no Twitter, e a ameaças de boicote por parte de personalidades como Spike Lee e Jada Pinkett Smith. Diante da reação, a Academia anunciou mudanças nos critérios de associação para aumentar a diversidade entre seus membros.

A presidente da DGA, Paris Barclay, citou a polêmica no discurso de abertura neste sábado, dizendo que a associação defende “a importante luta por igualdade de oportunidades”.