segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Os 100 milhões da Odebrecht eram os mesmos da Andrade Gutierrez?

Com O Antagonista


O Antagonista revelou que executivos da Andrade Gutierrez relataram à Lava Jato que Edinho Silva e Giles Azevedo exigiram que a empresa desse 100 milhões de reais para a campanha de Dilma Rousseff, em 2014.
É, aparentemente, a mesma quantia que o PT buscava levantar a mais com Marcelo Odebrecht, de acordo com uma das anotações encontradas no celular do empreiteiro. Nela, Marcelo Odebrecht escreve, como lembrete ao PT, que "200 inclui 100. Não 300. Ou 100 Vac".
De acordo com a anotação de MO, deduz-se que 100 milhões de reais foram entregues a João Vaccari Neto (Vac), então tesoureiro do PT. Não se sabe o caminho dos outros 100 milhões. Assim como ainda não está claro se os 100 milhões de reais suplementares, que MO se recusou a dar, foram efetivamente pagos pela Andrade Gutierrez.
De qualquer forma, 300 milhões de reais batem mais ou menos com o custo oficial da campanha de reeleição de Dilma Rousseff: 318 milhões de reais. Ou seja, ao que tudo indica, o PT levantou pelo menos o dobro, quando contabilizados os caixas 2, 3, 4...