Lucas Jackson - 6.abr.2011/Reuters | |
O ator Bill Cosby em 2011 |
Folha de São Paulo
Após ser acusado de ter cometido crimes sexuais contra mais de 50 mulheres, o ator e comediante norte-americano Bill Cosby, 78, está sendo processado na Pensilvânia.
A acusação é de que Cosby teria cometido agressão sexual contra uma mulher em 2004. De acordo com a revista "Time", a vítima, Andrea Constand, diz ter sido dopada e estuprada por Cosby.
Intimado, Cosby compareceu ao tribunal na tarde desta quarta-feira (30). O valor da fiança, que deve ser pago para que Cosby não seja preso, foi estipulado em US$ 1 milhão.
No tribunal, o comediante foi acusado formalmente pelo crime e pagou 10% da fiança em dinheiro (ou seja, US$ 100 mil). No dia 14 de janeiro, Cosby terá que comparecer em outra audiência judicial. Até então, ele aguarda em liberdade.
Dos casos que vieram à tona no último ano, este é o primeiro que leva a um processo criminal. Muitos dos abusos relatados aconteceram há mais de 10 anos, o que significa que os crimes já estavam prescritos, possivelmente —ou seja, Cosby não poderia ser processado.
No Estado norte-americano da Pensilvânia, no entanto, o prazo de prescrição para crimes sexuais é de 12 anos, o que permite que o comediante seja processado por crime cometido em 2004.
No começo do mês, Cosby abriu um processo de difamação contra sete das mulheres que o acusaram de abuso. Ele nega ter cometido os crimes.