Fim de ano é o momento de fazer aquela retrospectiva dos fatos importantes do ano que se encerra. Mas vocês podem imaginar como é difícil encontrar os maiores golaços da temporada. Pois bem, o canal do YouTube LilWix se impôs o desafio e nos deu um presente daqueles bem especiais. Uma lista com os 100 mais belos gols do ano.
Como qualquer lista, ela tem lá suas polêmicas. Eu acho, por exemplo, que o golaço de Neymar contra o Villarreal, pelo Campeonato Espanhol, merecia estar no top-10 ao invés da modesta 79ª posição, mas isso não diminui o valor da compilação que tem ainda o mérito da diversidade.
Na lista há gols marcados em todos os continentes. Da poderosa Europa com seus campos perfeitos e campeonatos transmitidos no mundo inteiro, a recantos escondidos da África ou da Oceania. Há gols na Tailândia, no Quirguistão e em arenas modestas da Suécia. Enfim, tem para todos os gostos e públicos.
Segundo o LilWix, ele chegou a lista final depois de analisar 1.500 gols que nas partidas que viu no ano e outros 750 que tinha arquivado. Ou seja, a lista final saiu a partir de um montante de 2.250 gols. Convenhamos, uma quantidade respeitável.
A marca da diversidade pode ser conferida no top-5. Há um golaço olímpico de Carlos Lobatón, pelo Sporting Cristal, do Peru, outro de bicicleta de Armin Hodzic, do Dínamo Zagreb, da Croácia, um "gol-escorpião" marcado por Carsten Kammlott, do Rot-Weiss Erfurt, da terceira divisão alemã, o gol de Messi marcado contra o Athletic Bilbao, que concorre ao prêmio Puskas de gol mais bonito do ano, e, o campeão da lista, um golaço de calcanhar do goleiro Martin Hansen, do Den Haag, da Holanda.
Por falar no prêmio da Fifa, os três gols finalistas aparecem no top-100. O de Messi é o número 2, enquanto o de Florenzi, da Roma, é o 34º. Já o do brasileiro Wendell Lira, marcado pelo Goianésia, é o 66º.
A lista, aliás, tem nove gols brasileiros. Quatro deles foram marcados aqui no Brasill. O gol de Dátolo, do Atlético-MG, contra o Flamengo, é o 95º. O De Douglas, pelo Grêmio, contra o Atlético-MG, é o 73º, enquanto o de Rodrigo, do Vasco, contra o Cruzeiro, é o 66º. Estes três foram marcados no Campeonato Brasileiro. Tem ainda um gol de Robinho, do Palmeiras, contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista. Ele aparece em 56º na lista.
Ainda há os gols de William, ex-Botafogo, atualmente no Zilina, da Eslováquia, um gol de Lima, pelo Benfica, e outro de Paulinho, de falta, marcado com a camisa do Guangzhou Evergrande, da China.
Veja abaixo os golaços do ano: