segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Brasileiro cria startup de idiomas e vira empresário de sucesso


Felipe Dib é o empreendedor por trás do Você Aprende Agora - Divulgação

O Globo

Como Felipe Dib conseguiu superar suas dificuldades iniciais e criar um negócio próspero, que já cresce para outros países



Foi depois de um grave acidente, em 2011, que quase lhe custou a vida, que Felipe Dib, 27 anos, encontrou uma forma de agradecer por ter sobrevivido. Resolveu doar seu conhecimento postando videoaulas curtas de inglês no YouTube. Dois anos depois do primeiro post, ele lançou a startup “Você Aprende Agora”, uma plataforma própria com aulas gratuitas de três minutos. Para quem deseja ir fundo nos estudos, há também a área VIP, que é paga, com conteúdo aprofundado, certificação e acompanhamento.

A escola virtual “Você Aprende Agora” contabiliza mais de 12 milhões de aulas. O segredo do sucesso da plataforma? Rapidez.

— A nossa inovação é ensinar em três minutos o que a concorrência ensina em um mês. Queremos ver nosso aluno falando inglês rápido. Muito de nossos concorrentes pensam no “life-time value”, o tempo que o aluno ficará pagando para se formar. Fazemos tudo para que o aluno aprenda da maneira mais rápida e eficiente possível — diz o empreendedor.

O “teacher”

Felipe Dib é o professor em todas as aulas – ainda que tenha uma equipe de suporte para os alunos. Seu conhecimento foi adquirido em uma temporada na Nova Zelândia, para onde partiu depois de ser reprovado em um curso de inglês em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. No novo país, trabalhou como professor de capoeira, jardineiro, pedreiro, lavador de pratos e garçom. Quando voltou, foi lecionar na mesma escola em que havia sido reprovado. Mais tarde, formou-se em Relações Internacionais e, depois, completou os estudos em Oxford, na Inglaterra, e na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

A empresa passou a ter reconhecimento internacional e, em 2014, foi convidada pelo Fórum Econômico Mundial para colaborar com os Objetivos do Milênio da ONU – na ocasião, 16 jovens de todo o mundo foram selecionados para ir até a sede da Organização, nos EUA, e pensar maneiras de alcançar os Objetivos do Milênio com mais eficiência e gastando menos.

— Os convites representam o reconhecimento que nenhum outro curso de inglês no mundo tem — afirma Felipe, que acaba de vencer um concurso para empresas promissoras no México, mais um passo no projeto de expansão internacional da sua empresa, que já tem operações em outros países da América Latina. Dib, inclusive, acaba de lançar a plataforma de aprendizado em espanhol, o “Tu Aprendes Ahora”.

Contas em dia

Para o gerenciamento financeiro do seu negócio, Dib se vale de uma facilidade da conta pessoa jurídica que tem no Banco do Brasil: transferências via Western Union, o que viabiliza suas operações internacionais.

— Outra vantagem é o número de agências. A nossa fica a cinco minutos do escritório – relata. Recentemente, ele negociou com o banco um aumento no limite do cartão de crédito corporativo internacional, para pagar fornecedores no exterior.

A empresa não divulga o faturamento e a quantidade de alunos inscritos na área paga. Dib não tem sócios, nem investidores. A gestão do “Você Aprende Agora” é o que ele define como “justa”.

— Justa de justiça e aperto, mesmo. Somos justos com nossos funcionários e também com nossas finanças. Investimos muito e gastamos pouco.

E, por fim, ele dá três conselhos para alcançar os objetivos nos negócios – concisos e rápidos, como suas aulas de inglês.

1. Fazer algo prazeroso e estudar muito para ser o melhor.

2. Começar agora. Não existe momento perfeito para fazer o que temos de fazer.

3. Trabalho, trabalho e trabalho.