Tempestade deve atingir áreas densamente povoadas, como Tampa, Sarasota e Fort Myers, na noite desta quarta-feira, 9
Depois de um breve período de enfraquecimento, o furacão Milton voltou a ser classificado como uma tempestade de categoria 5, a mais alta na escala de intensidade. A previsão é de que o fenômeno atinja áreas densamente povoadas, como Tampa, Sarasota e Fort Myers, na noite desta quarta-feira, 9. + Leia mais notícias de Mundo em Oeste A medida que a tempestade se aproxima da costa da Flórida, o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos reclassificou sua intensidade já na tarde de terça-feira, 8, quando registrou ventos de 270 km/h . Especialistas alertam que, embora condições climáticas ao longo da costa possam diminuir sua força, Milton ainda deve causar uma destruição significativa ao tocar a terra. Medidas para a chegada do Furacão Milton Os alertas de furacão e tempestade foram estendidos para as costas leste da Flórida e da Geórgia. Com isso, as regiões intensificaram o preparo das comunidades locais para o fenômeno. A Disney, por exemplo, anunciou o fechamento gradual de seus parques temáticos e propriedades na Flórida a partir de hoje. A previsão é que a reabertura ocorra na sexta-feira 10.
Já a Universal Orlando, que inclui o Universal Studios Florida, Islands of Adventure e Universal CityWalk, planeja manter as operações até esta tarde, às 14 horas, se as condições climáticas permitirem. Depois, o plano é suspender as atividades pro um período. O Halloween Horror Nights, uma atração popular nesta época do ano, foi cancelado. Outubro é um mês crucial para os parques temáticos, devido às celebrações do Dia das Bruxas. Impacto nos transportes e turismo O Aeroporto Internacional de Orlando, o mais movimentado da Flórida e o 7º do país, anunciou que vai encerrar as operações já na manhã de quarta-feira para garantir a segurança dos passageiros e funcionários. A região de Orlando é um dos destinos turísticos mais visitados dos EUA. Somente em 2023, o local atraiu 74 milhões de visitantes.
Além dos preparativos e evacuações, moradores da Flórida enfrentam escassez de combustível nos postos e lotação máxima em hotéis, enquanto procuram refúgio seguro. Com informações da Associated Press e do The New York Times.
Revista Oeste