WASHINGTON — Hillary Clinton venceu o caucus de Nevada, segundo projeções dos principais veículos dos Estados Unidos. Com 66% dos votos apurados a ex-primeira-dama e ex-secretária de estado tinha 52,2% do apoio popular para ser a indicada pelo Partido Democrata para as eleições de novembro, contra 47,7% do senador Bernie Sanders. Este é o segundo estado vencido por Hillary nas primárias, após um avanço de apenas 0,3 ponto percentual em Iowa. Sanders venceu em New Hampshire por mais de 20 pontos de vantagem.
O resultado foi apertado e mostra que Sanders conseguiu avançar sobre o voto latino, outrora considerado fiel a Hillary Clinton. O estado, com 27,8% de população latina (contra 17% da média nacional) deu uma vitória menor que o imaginado pela campanha de Hillary. A próxima primária será na Carolina do Sul, no próximo sábado, estado com grande população de negros, veteranos das Forças Armadas e religiosos.
Na Carolina do Sul, eleitores republicanos votam até as 21h (horário de Brasília). De acordo com a pesquisa mais recente do site RealClearPolitics, divulgada neste sábado, o magnata Donald Trump teria 31,8% dos votos, seguido pelos senadores Marco Rubio (18,8%) e Ted Cruz (18,5%). Em sequência viriam o ex-governador da Flórida, Jeb Bush (10,7%); o governador de Ohio, John Kasich (9%), e o neurocirirgião Ben Carson (6,8%).