terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Censura no TCU?

Contas Abertas



A ausência de matérias contrárias à reeleição do atual presidente Aroldo Cedraz no clipping de notícias de hoje do Tribunal de Contas da União (TCU) causou surpresa entre os funcionários. O nome do presidente do TCU para o próximo ano deve ser decidido amanhã (2). 


ministros do TCU


Conforme publicação nas redes sociais, o procurador de Ministério Público de Contas junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira, afirmou que sentiu falta no clipping do TCU de hoje (1) de notícias sobre “a corajosa e ética” mobilização da sociedade brasileira pela não recondução do Presidente do TCU.
“Será possível que uma empresa que recebe tanto dinheiro do TCU não conseguiu detectar, apenas como exemplo, a fantástica coluna do Merval Pereira, no O Globo de hoje? Ou será a volta dos tempos sombrios da censura e da tentativa de intimidação dos que ousam pensar diferente?”, apontou.

coluna de Merval Pereira ocupou a página 4 do jornal O Globo, um dos maiores do país. Na publicação de hoje, o colunista afirma que se o TCU afrontar a sociedade mantendo o presidente que é investigado, e claramente não dá prioridade à Operação Lava-Jato, estará sendo conivente com essa atitude e perderá a credibilidade diante da opinião pública.

O procurador Júlio Marcelo de Oliveira disse esperar que não se trate de censura. “Que tenha sido apenas um erro e que uma nova versão, completa, incluído O Antagonista, sistematicamente omitido, seja divulgada para que todos possam ficar adequadamente informados e para que o dinheiro público que o TCU gasta com a confecção de seu Clipping seja justificado”, concluiu.

Para o secretário-geral do Contas Abertas, Gil Castello Branco, das duas uma: ou opiniões como a de Merval Pereira não constaram no clipping por erro da empresa que produz o trabalho, ou foram efetivamente censuradas.

“Caso tenha acontecido o erro, é preciso que haja reparação imediata, incluindo notícias da grande mobilização para a não recondução de Aroldo Cedraz ao cargo. No outro caso, porém, é de se indagar de onde estaria partindo a censura. Mais do que isso: a quem está servindo a seleção das notícias. Certamente não é ao TCU e ao país”, afirma. O site O Antagonista já havia reclamado de “censura” por parte do TCU.

O Contas Abertas, por meio do secretário-geral, Gil Castello Branco, se manisfestou contra a recondução do ministro Aroldo Cedraz à presidência do TCU. O filho do ministro, o advogado Tiago Cedraz, foi citado na Lava Jato. Vídeo publicado nas redes sociais da associação alcançou mais de 21 mil pessoas e teve 5,8 mil visualizações no Facebook.

De acordo com notícia do site, desde que Aroldo Cedraz nomeou a nova secretária de Comunicação do TCU, O Antagonista saiu do clipping do Tribunal. “O nome disso é censura. Aroldo Cedraz, além de implacável com a honestidade, é inclemente com a liberdade de imprensa e opinião.”, afirma post no site.

Ministro em sindicância

Nos últimos dias cresceu o movimento de entidades de classe e da sociedade civil para que o ministro Aroldo Cedraz não seja reconduzido à presidência do TCU. O ministro está na mira de uma sindicância interna da Corte e de investigações da própria operação Lava Jato, sob suspeita de influência envolvendo seu filho, o advogado Tiago Cedraz, cujo escritório já atuou em diversos processos no tribunal de contas.

Investigação

Tiago passou a ser investigado na Operação Lava Jato após o dono da construtora UTC, Ricardo Pessoa, afirmar em delação premiada que pagou R$ 1 milhão para que ele atuasse a seu favor no TCU. Pessoa disse também que pagava R$ 50 mil por mês a Tiago para obter informações privilegiadas do tribunal.

A investigação está no Supremo Tribunal Federal porque Pessoa disse que o dinheiro repassado a Tiago pode ter sido usado para pagar o ministro Raimundo Carreiro. Como integrante do TCU, Carreiro tem foro privilegiado. Ele é vice-presidente da corte e também pleiteia a reeleição. Tiago e Carreiro negam envolvimento em irregularidades.

Outro lado

Ao Contas Abertas o TCU afirmou que o serviço de clippagem do Tribunal apresentou falhas hoje com a captura de matérias do Jornal O Globo. O tribunal já recebeu uma edição complementar com matérias que haviam ficado fora do clipping do início da manhã. “Temos um histórico de problemas com clipagem do Globo”, apontou a Corte. O novo clipping inclui a coluna de Merval Pereira, porém continua excluindo sites como Contas Abertas e O Antagonista.

- See more at: http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/12261#sthash.RnLb8ZQZ.dpuf