domingo, 20 de junho de 2021

Projeto incentivará pesquisas para produção de proteína com vegetais nativos do Brasil

Os estudos serão concentrados em quatro espécies amazônicas e três do Cerrado


Castanha-do-Brasil está entre vegetais pesquisados
Castanha-do-Brasil está entre vegetais pesquisados | Foto: Pictavio/Pixabay

O Projeto Biomas vai financiar pesquisas para a produção de proteína com vegetais nativos da Amazônia e do Cerrado. A inciativa foi lançada pelo The Good Food Institute (GFI) Brasil. Com um aporte de R$ 135 mil por estudo, o incentivo será concentrado em quatro espécies amazônicas (babaçu, guaraná, cupuaçu e castanha-do-Brasil) e três do Cerrado (baru, macaúba e pequi).

De acordo com o Globo Rural o programa conta com aporte de recursos da Fundação Climate Land and Use Alliance — instituição focada na proteção de florestas. A pesquisa pode durar no máximo um ano e as inscrições estão abertas até 15 de julho.

“No Brasil, temos o privilégio de contar com uma vasta biodiversidade, com potencial para transformar espécies nativas de manejos sustentáveis em ingredientes para o mercado plant-based”, disse Katherine de Matos, diretora de Ciência e Tecnologia do GFI Brasil. “As pesquisas deverão estabelecer caminhos para valorização, ampliação das informações tecnológicas das espécies nativas e a ampliação do uso desse enorme potencial natural como ingredientes em produtos vegetais”.

Artur Piva, Revista Oeste