quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Recessão provocada pela dupla medonha Lula-Dilma se agrava e economia encolhe 3,6%em 2015, diz Banco Central


Número de horas pagas aos trabalhadores da indústria caiu 8,1% em um ano - MARCOS ISSA / BLOOMBERG NEWS


Gabriela Valente - O Globo 


Projeção anterior era de recuo de 2,7% da atividade econômica. Inflação fica em 10,8%

O Banco Central revisou suas projeções e admitiu que a recessão econômica será ainda mais grave que a esperada antes. A projeção para a queda na atividade econômica passou de 2,7% para 3,6% neste ano. Para o ano que vem, a expectativa é que a economia brasileira encolha 1,9%. O quadro para a inflação também piorou, segundo o relatório trimestral de inflação.

A previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado oficialmente no sistema de metas, também está maior: subiu de 9,5% para 10,8%. Para o ano que vem, a estimativa passou de 5,3% para 6,2%. E, pela primeira vez, o BC divulgou a previsão para 2017: 4,8%.

Esse é o primeiro relatório de inflação do Banco Central divulgado após o Comitê de Política Monetária admitir que só conseguirá levar a inflação para a meta de 4,5% em 2017. 
A escolha foi não sacrificar ainda mais a já debilitada economia com uma carga de juros ainda maior para cumprir o objetivo depois que as expectativas foram desancoradas pelo descontrole das contas públicas e também pelo envio de um orçamento deficitário para o ano que vem ao Congresso.