quarta-feira, 2 de junho de 2021

Canadá autoriza vacina de Pfizer ou Moderna para quem tomou 1ª dose da AstraZeneca

Estados do país podem ou não acatar recomendação das autoridades sanitárias canadenses


Vacina da AstraZeneca poderá ser combinada a imunizantes de Pfizer ou Moderna no Canadá
Vacina da AstraZeneca poderá ser combinada a imunizantes de Pfizer ou Moderna no Canadá | Foto: Adriana Toffetti/A7 Press/Estadão Conteúdo

O Comitê Consultivo Nacional de Imunização do Canadá (NACI, na sigla em inglês) autorizou na terça-feira 1º uma combinação de vacinas contra a covid-19 entre os imunizantes produzidos por AstraZeneca, Pfizer e Moderna. Quem tomou a primeira dose da vacina da Oxford/AstraZeneca pode ser vacinado com a segunda dose da Pfizer ou da Moderna.

Em caráter consultivo, a medida foi proposta pelas autoridades sanitárias do país e pode ou não ser adotada pelas províncias (Estados) canadenses. Segundo o órgão, outros países já vêm adotando a medida, entre os quais Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Noruega, Espanha e Suécia.

Já para os canadenses que tomaram a primeira dose da vacina da Pfizer ou da Moderna, a recomendação é a de que eles podem ser imunizados com a segunda dose de qualquer uma das duas empresas farmacêuticas norte-americanas, que utilizam a tecnologia do chamado RNA mensageiro em suas vacinas contra a covid-19.

“É uma boa notícia o fato de que agora as pessoas têm maior possibilidade de escolha”, afirmou Theresa Tam, principal autoridade de saúde pública do Canadá. Segundo ela, a decisão foi motivada por casos isolados de surgimento de coágulos sanguíneos raros e potencialmente fatais ligados à vacina da AstraZeneca.

“Se não fosse por isso, provavelmente continuaríamos dando a mesma vacina como uma segunda dose”, explicou. Tam ressaltou, no entanto, que se trata apenas de “precaução” e reiterou que a vacina da AstraZeneca é “segura” e o risco de contrair trombose é menor do que o de ser infectado pelo novo coronavírus.

Fábio Matos, Revista Oeste