segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Deu no "JN": Com 21 linhas, 472 estações e mais de mil quilômetros de trilhos por onde viajam 5,7 milhões/dia, Nova York ganha nova linha...

TV Globo

A cidade que tem o maior número de estações de metrô do mundo mostrou nesta segunda-feira (2) por que atingiu essa posição.

Ano novo, metrô novo. Nova York ampliou a malha dos trens subterrâneos que cruzam a cidade. Abriu três novas estações na Segunda Avenida, no lado Leste de Manhattan.
É apenas a primeira fase de um projeto que prevê um total de 16 novas estações. Entre os novos atrativos estão mosaicos do artista brasileiro Vik Muniz.
Um passageiro diz que a arte é excepcional porque mostra a diversidade de Nova York. Quanto ao serviço do metrô em geral, ele diz que podia ser melhor, mas pelo menos funciona 24 horas por dia e é confiável.
A estação da Rua Canal é uma das 28 originais, de 1904, quando o metrô de Nova York começou a operar. E a linha que passa pelo lado Leste da ilha de Manhattan é uma das mais lotadas.

Nesta segunda-feira (2) é feriado e o vagão está quase vazio, mas num dia normal de semana, 1,2 milhão de passageiros passam por essa rota.
Os números do metrô de Nova York impressionam, ainda mais quando a gente compara com os exemplos no Brasil.
Em São Paulo o metrô tem cinco linhas, 61 estações, uma extensão de 68 quilômetros e é usado por três milhões passageiros por dia.
No Rio de Janeiro, são quatro linhas, 41 estações, 58 quilômetros de extensão e 950 mil pessoas usando o sistema diariamente.
Em Nova York, o metrô tem 21 linhas e 472 estações - o maior número entre todas as cidades do mundo. São mais de mil quilômetros de trilhos por onde viajam 5,7 milhões de nova-iorquinos por dia.
Quem viaja pelo subterrâneo ainda conta com uma rede de wi-fi grátis para não perder a conexão com o mundo lá fora.
Mas o transporte que é indispensável para a maioria dos nova-iorquinos, também é muito criticado.
Estações sujas, vagões lotados, atrasos nos trens. E por falar em atraso, voltamos à mais nova linha de Nova York. Ela foi prometida 112 anos atrás.
"Meu pai já falava dessa nova linha nos anos 1960. Ele não viveu para ver inaugurada, mas eu estou adorando", conta a nova-iorquina.