As bolsas de Nova York acentuaram ganhos no final da manhã desta segunda-feira, 11, reagindo a dados positivos dos Estados Unidos. Esse avanço ajuda a Bovespa, que subia ao redor de 2%, nos 97 mil pontos, também amparada por perspectivas positivas para a reforma da Previdência e com a alta das ações da Petrobrás. O dólar e os juros, por sua vez, recuam também espelhando o bom humor local. Às 11h30, o Ibovespa subia 1,93%, aos 97.208 pontos. O dólar à vista caía 0,74%, a R$ 3,8416.
Nos EUA, o índice de tendência de emprego no país subiu a 111,15 em fevereiro e os estoques da empresas subiram 0,6% em dezembro, em linha com o esperado. Às 11h30, o índice S&P500 tinha alta de 0,81% e o Nasdaq subia 1,12%, mas o Dow Jones foi penalizado por ações da Boeing após a queda de uma aeronave 737 Max 8 da Ethiopian Airlines, na Etiópia, que matou 157 pessoas no domingo, 10.
No Brasil, as ações ordinárias da Petrobrás subiam 3,69%, enquanto as preferenciais avançavam 3,49% às 11h24, acompanhando a alta do petróleo e após a empresa ter anunciado na sexta-feira, 8, o Plano de Resiliência, que prevê ampliação do programa de desinvestimentos. As ações do Banco do Brasil subiam 1,84%. Já os papéis ordinários da Vale subiam 1,15%, com notícias internas positivas sobre a reforma e em meio à expectativa de que a China amplie estímulos à economia.
Já as ações das empresas de educação operam em queda, ainda refletindo o mau humor que começou na semana passada com a intenção do presidente Jair Bolsonaro de que seja criado o Lava Jato da Educação. Nesta manhã, Bolsonaro disse no Twitter que o ambiente acadêmico está sendo "massacrado" pela ideologia de esquerda e que "tripudia o capitalismo".
As ações da Gol também operam em queda. Após abrir com recuo de mais de 3%, a tendência foi amenizada nos últimos minutos e a ação preferencial da área perdia 0,78%, a R$ 26,84. Nesta manhã, a concorrente Azul anunciou a oferta de compra de 70 pares de horários para pousos e decolagens (slots) e dos contratos de cerca de 30 aeronaves Airbus 320 da Avianca Brasil – empresa que enfrenta dificuldade financeira. Se concretizada, a Azul ganharia força diante dos concorrentes.
Os acionistas da Gol também acompanham o noticiário relacionado ao acidente aéreo com um avião Boeing 737-800 Max da companhia Ethiopian Airlines. Após a tragédia, autoridades da China determinaram que esse modelo não deve voar até segunda ordem e outros países analisam eventuais medidas semelhantes. Esse modelo de avião é usado pela Gol para voos mais longos, como as rotas para Miami e Orlando, nos Estados Unidos, e Quito, no Equador.
Nos juros, o movimento de baixa se dá em linha com dólar e operadores citam como positivas as declarações do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que o texto deve passar facilmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e o sinal verde dado pelo presidente Jair Bolsonaro a Maia para organizar e encaminhar os pedidos de nomeações para o segundo escalão. Também é visto com bons olhos o projeto do ministro da Economia, Paulo Guedes, para acabar com os gastos obrigatórios nos orçamentos federal, estaduais e municipais, deixando a definição dos gastos nas mãos dos políticos.
Luciana Antonello Xavier e Fernando Nakagawa, O Estado de S.Paulo