Quem já brincou de fazer uma cerveja no canto da cozinha já deve ter tido a sensação de fazer algo quase clandestino. Se o cervejeiro for fã de filmes de máfia, então, a associação com a Lei Seca é quase imediata. Daí para batizar sua cervejaria de Mafiosa foi um pulinho para Guilherme Martins.
Com cerca de três anos no mercado, a Mafiosa, cervejaria cigana de Valinhos, tira do cinema sua inspiração para rótulos e nomes engraçadinhos.
A IPA Drino, infelizmente, saiu de cena —o rótulo que usava a cara de Marlon Brando em “O Poderoso Chefão” (Il Padrino em italiano) poderia causar algum transtorno para os chefões de verdade. E sabemos que isso nunca acaba bem. Ela deu lugar a Don Drino, uma american IPA com bom equilíbrio entre malte e lúpulo, com amargor moderado. Essa é uma das três cervejas de linha da marca, ao lado da double IPA Consiglieri e da american wheat A Noiva (homenagem ao não tão mafioso assim “Kill Bill”).
Mas a novidade é uma cerveja “de sobremesa”, a russian imperial stout Leave the Gun! Take the Cannoli (“deixe a arma, pegue o cannoli”), batizada em homenagem a uma das muitas frases cultuadas de “O Poderoso Chefão”, no caso, proferida pelo capanga Clemenza —reza a lenda que só a primeira parte da sentença estava no roteiro, mas o diretor Francis Ford Coppola adorou o caco.
Leave The Gun!... chega às lojas cervejeiras nesta segunda (23). Com uma base bem maltada, puxando mais para o chocolate do que para o café, a bebida traz ingredientes que remetem ao cannoli, como a baunilha e o pistache. Provavelmente Clemenza levaria a cerveja também.