quarta-feira, 6 de junho de 2018

Governo reforça segurança do sistema elétrico para a Copa do Mundo


Linhas de transmissão de energia em Brasília - Michel Filho / Agência O Globo


Ministério de Minas e Energia e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) montaram uma operação especial para garantir que não haverá problemas com fornecimento de energia durante da Copa do Mundo. O intervalo de operação especial terá início duas horas antes e finalizará duas horas depois dos jogos do Brasil e de outros eventos de “grande relevância”, tais como cerimônia de abertura e o jogo final.

A intenção é evitar que picos de energia durante o início e o fim dos jogos causam apagões. No sistema elétrico, a geração de energia precisa estar sincronizada com o consumo. E, durante grandes eventos, geralmente há redução no consumo de energia, porque as pessoas se concentram em frente à televisão.

“Destacam-se medidas como maior número de unidades geradoras sincronizadas em usinas hidrelétricas, reforço das equipes de plantão nas instalações estratégicas, programação diferenciada dos intercâmbios regionais e das manutenções previstas para as instalações de transmissão, buscando aumentar o grau de segurança do sistema frente a perturbações”, informou o ministério, em nota.



Manoel Ventura, O Globo