quarta-feira, 25 de junho de 2014

"Hoje eu quero voltar sozinho em Berlim", por Fátima Lacerda

O Estado de São Paulo



Em nota de hoje (25), a Berlinale divulgou a lista dos filmes escolhidos para a exibição nos cinemas ao ar livre. Quando se fala em “Estação Open Air” significa curtir pérolas da sétima arte sentado em cadeira de praia, com direito a debates, por vezes, com a presença de atores e diretores. Na lista dos [...]


The-Way-He-Looks-2.jpg
Em nota de hoje (25), a Berlinale divulgou a lista dos filmes escolhidos para a exibição nos cinemas ao ar livre. Quando se fala em “Estação Open Air” significa curtir pérolas da sétima arte sentado em cadeira de praia, com direito a debates, por vezes, com a presença de atores e diretores.
Na lista dos filmes a serem apresentados em Berlim, Hamburgo, Nurembergue, Colônia e Munique, está “Eu quero voltar sozinho”, dirigido por Daniel Ribeiro e inspirado no curta-metragem “Eu não quero voltar sozinho“, que já ultrapassou a marca dos 3 milhões de cliques na Internet.
hoje-eu-quero-voltar-sozinho-banner.jpgCopyright: Berlinale
A carreira internacional do filme, vai de vento em popa devido ao verdadeiro triunfo em Berlim, com ao todo 3 premiações das mais relevantes da mostra paralela: A da crítica internacional, FIPRESCI, o cobiçadíssimo prêmio de público (Publikumspreis) da Mostra Panorama e a categoria de melhor filme de ficção, na cerimônia de entrega do Teddy Awards, focada em filmes com temática gay, lésbica e transgênera. A distribuidora do filme na Alemanha é aFilms Boutique, que fica no bairro multiétnico de Kreuzberg, é composta de um escritório de 2 salas no térreo de um prédio todo pichado, mas tem um olho de águia, quando se trata de cinema latino-americano autoral.
Circuito Nacional
“Hoje eu quero voltar sozinho” está presente em grande circuito, do norte ao sul do país. Além de um marketing (para dizer ao mínimo) muito presente e criativo nas redes sociais, a distribuidora para o circuito nacional é a Vitrine Filmes, que na sua tenra idade (criada em 2010), vem cristalizando de forma positiva o seu perfil como distribuidora, no qual consta o lançamento de “O som ao redor”, a obra-prima de Kleber Mendonça Filho.
O filme dirigido por Daniel Ribeiro vive atualmente, paralelamente no Brasil e no exterior o pré-ápice de sua carreira international. Por que pré-ápice? Porque com certeza num futuro próximo virão importantes nomeações. Entre as exibições em festivais internacionais com foco na temática gay estão o Torino Gay and Lesbian Festival em maio último na Itália e dia 16 de Junho, no Sofia Pride Film Fest, na capital búlgara.
Dia 25 de Julho, no cinema Open Air do parque Friedrichshain, perto de Alexanderplatz, o filme será exibido em original com legendas em alemão. A introdução será feita por Wieland Speck, há mais de 20 anos, curador da mostra Panorama.
Entre os filmes escolhidos de outras seções do Festival, estão:
Symphony no.42, /Hungria/Direção Réka Bucsi, 10 Min. /Seção Berlinale Shorts
Anderswo (Em outro lugar) /Alemanha 2014/Direção: Ester Amrami, 85 Min.,/Seção:Perspectiva do Cinema Alemão (PDK)
Bai Ri Yan Huo (Fogos em pleno dia )/China e Hong Kong/Direção:Diao YinanSeção:Competição/Ganhador do Urso de Ouro como melhor filme e Urso de Prata para o melhor ator
A programação de verão, que vai até o dia 07 de setembro, você confere aqui:
http://www.freiluftkino-berlin.de/programmliste.php
http://www.vitrinefilmes.com.br/
http://www.youtube.com/watch?v=lpHKXyko358
Tags: