Gabriel Castro, de Petrolina (PE) - Veja
Cidade é o centro de uma região que está lucrando com o plantio de frutas em plena caatinga. A tecnologia explica

Paisagem do sertão cearense no caminho para São Gonçalo do Amarante (CE) - Cristiano Mariz
O ônibus da Expedição VEJA chegou a Petrolina (PE) na tarde desta segunda-feira. Até a manhã de quarta, quando deixaremos a cidade, nossa equipe vai mostrar como o uso da tecnologia transformou a cidade no centro de um polo exportador de frutas, apesar do solo árido da caatinga.
A região de Petrolina é a maior produtora de manga e uva de mesa in natura do país. Os Estados Unidos, e a Europa são os principais destinos das frutas que saem daqui. No ano passado, as exportações de Petrolina somaram 142 milhões de reais. Mais de 85% desse valor foi gerado pela venda de frutas (principalmente uvas) e sucos.
Petrolina tem 300.000 habitantes e fica às margens do Rio São Francisco; a Ponte Presidente Dutra, cuja imagem é replicada em muitos cartões postais, separa a cidade da vizinha Juazeiro (BA), que tem 215.000 moradores. A temperatura era de 32 graus quando o ônibus da Expedição VEJA chegou à cidade pernambucana.
Tem algo a dizer sobre o crescimento de Petrolina? Converse conosco pelas redes sociais utilizando a hashtag #expedicaoveja.