Moeda norte-americana equivale a 105 pesos
O valor do dólar norte-americano bateu recorde histórico de valorização na Argentina. Na quarta-feira 27, a moeda subiu 25 centavos de peso no Banco Nación, de controle estatal, com cotação de 105 pesos por unidade para venda ao público. Na cotação em casas de câmbio e em outros bancos, a média atingida foi de 105,86 pesos por unidade.
Esses valores jamais haviam sido registrados no mercado de câmbio oficial de varejo na Argentina, onde as compras de moedas estrangeiras são restritas a US$ 200 mensais por pessoa, além de ser tributadas em 30%.
Peso azul
O dólar negociado no mercado informal, também conhecido como dólar blue, bateu recorde e subiu 1 peso, atingindo 197 pesos por unidade. Desde o início de outubro, a moeda norte-americana acumula alta de 11 pesos. No ano, a valorização chega a 31 pesos (18,7%), porcentual que ainda está abaixo da inflação estimada para o mesmo período — cerca de 40%.
Com a nova máxima histórica, a diferença do dólar mayorista, utilizado pela maior parte das operações atacadistas na Argentina, para o dólar blue, negociado no mercado informal, aproxima-se dos 100%.
Leia mais: “Argentina: o eterno flerte com o suicídio”, reportagem de Luís Artur Nogueira publicada na Edição 68 da Revista Oeste
Edilson Salgueiro, Revista Oeste