sexta-feira, 30 de abril de 2021

Donald Trump: ‘Eu sou o pai da vacina’

Ex-presidente dos Estados Unidos chamou Joe Biden de 'ingrato' por não lhe dar os créditos pelo sucesso do programa de imunização


Donald Trump é o principal responsável pelo êxito da campanha de vacinação nos Estados Unidos | Foto: Reprodução/Instagram

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump chamou para si os créditos pela campanha de vacinação contra a covid-19. Segundo o republicano, derrotado pelo democrata Joe Biden nas eleições do ano passado, o grande mérito pela compra dos imunizantes é do seu governo, e não do atual presidente.

Em entrevista à Fox Business, Trump acusou o infectologista Anthony Fauci, uma das maiores autoridades norte-americanas sobre o assunto, de ter subestimado o cronograma da vacinação. “De certa forma, eu sou o pai da vacina, porque fui eu quem o pressionei. Eu pressionei [o Departamento de Saúde] como nunca antes e é por isso que nós temos a vacina”, afirmou o ex-presidente.

Trump também criticou Biden por não lhe dar os créditos pelo sucesso da vacinação no país. “Tínhamos um ótimo sistema de distribuição e tudo o que eles [democratas] fizeram foi pegar que já tínhamos feito e fazer continuar funcionando”, disse. “Obviamente, são pessoas muito ingratas. Salvamos dezenas de milhões de vidas em todo o mundo. Se eu não fosse presidente, não teria vacina por três a cinco anos, no mínimo. Eu fiz isso em menos de nove meses. E isso é só por minha causa.”

Fábio Matos, Revista Oeste