Dados da Fase 2 do imunizante foram publicados na revista ‘The Lancet’
A vacina experimental da Universidade de Oxford é segura em idosos saudáveis e provoca resposta imunológica, conforme dados publicados na revista científica The Lancet.
O estudo foi feito com 560 participantes, incluindo 240 pessoas com mais de 70 anos, de modo a observar o impacto do produto no sistema imunológico e possíveis efeitos colaterais.
De acordo com a Lancet, a Fase 2 permite concluir que o antídoto causa “poucos efeitos colaterais” e “induz uma resposta imune em ambas as partes do sistema imune em todas as faixas etárias tanto em dose baixa como em dose padrão”.
Além disso, o protótipo de vacina britânico gera resposta de células T (capazes de encontrar e atacar células infectadas pelo vírus chinês) 14 dias depois da primeira dose, e uma resposta de anticorpos 28 dias após a dose de reforço (que atacaria o vírus ao circular pelo sangue ou sistema linfático).
No documento, os autores da pesquisa observam que a Fase 3 dos ensaios clínicos, ainda em andamento, deve confirmar esses resultados e determinar “até que ponto a vacina é eficaz na proteção contra o coronavírus” em um grupo maior e mais heterogêneo de pessoas, o que inclui idosos com patologias prévias.
Leia também: “Vacina da Pfizer: Farmacêutica anuncia 95% de eficácia”
Cristyan Costa, Revista Oeste
