domingo, 29 de novembro de 2020

Só 8 mulheres são eleitas prefeitas nas 96 maiores cidades do Brasil

Apenas uma em capital

Média no Brasil é 12%

5 perderam no 2º turno

Cinthia Ribeiro, do PSDB em Tocantins, será a única mulher a comandar uma capital a partir de 2021Reprodução/Facebook


Apenas 8 mulheres foram eleitas prefeitas na 96 cidades mais importantes do país –grupo que engloba as capitais e os 70 municípios com mais de 200 mil eleitores e nos quais é possível haver 2º turno.

O número representa 8% de participação feminina no bloco. No Brasil inteiro, o percentual é de 12%. Ou seja, a cada 100 prefeituras, 12 são comandadas por mulheres.

ELEITOS NAS MAIORES CIDADES

As mulheres comandarão Bauru (SP), Praia Grande (SP), Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Ponta Grossa (PR), Uberaba (SD), Palmas (TO) e Caruaru (PE).

No quadro abaixo é possível ler todos os prefeitos eleitos nas 26 capitais e nos 70 municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais é possível haver 2º turno. Clique nas colunas para ordenar por Estado, cidade ou partido.

Leia a apuração completa em uma página especial do Poder360. É possível saber os prefeitos eleitos em todos os municípios brasileiros.

ELEITAS NAS CAPITAIS

Das 25 capitais de Estados, apenas uma terá uma mulher à frente da prefeitura em 2021. Cinthia Ribeiro (PSDB-TO) foi reeleita prefeita de Palmas (TO) no 1º turno (a cidade não tem 2º turno).

Nas outras 25, só homens levaram a melhor.

Leia os resultados em todas as capitais nesta reportagem.

Rafael Barbosa e Douglas Rodrigues, Poder360