terça-feira, 24 de novembro de 2020

STF paralisa ação contra Lula - Lewandowski tomou decisão em favor do ladrão mais reluzente da Lava Jato


lula e stf x lava jato - odebrecht

O ex-presidente Lula contou com nova decisão favorável vinda do STF | Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula contou nesta terça-feira, 24, com mais uma decisão favorável vinda do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Ricardo Lewandowski resolveu paralisar ação da Lava Jato em que o petista é acusado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A paralisação da ação contra Lula se deve a falta de informações sobre o caso. Nesse sentido, Lewandowski deu 60 dias para que a Corregedoria-Geral do Ministério Público Federal declare se há ou não registros das tratativas da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba com órgãos internacionais. O ministro do STF lembrou que a Odebrecht tem acordo de leniência — e pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente os documentos à Justiça (caso o órgão tenha lidado com a situação).

Enquanto a corregedoria do MP e a PGR não se manifestam, a ação da Lava Jato contra Lula não pode avançar. Isso porque Lewandowski vê a necessidade da defesa do ex-presidente ter acesso a todos documentos e informações relacionados sobre o caso, que apura se o petista foi beneficiário de propina bancada pela empreiteira para compra de imóvel com o intuito de abrigar a nova sede do Instituto Lula em São Bernardo do Campo (SP), município do ABC Paulista que é domicílio eleitoral do ex-presidente da República.

Novamente Lewandowski

A decisão de hoje não é a primeira tomada por Ricardo Lewandowski em favor de Lula nos últimos dias. Na última semana, o ministro do Supremo já havia determinado que os advogados do petista tivessem acesso justamente às informações sobre o acordo de leniência firmado pela Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato.

Mais: “STJ rejeita pedido para reduzir pena de Lula”

, Revista Oeste