A loja de quase 1 mil metros quadrados, chamada Amazon Go Grocery, abriu na terça-feira (25) de manhã na Pike Street em Seattle (oeste dos EUA), a cerca de 1.500 metros da sede principal da Amazon. É a primeira loja da marca com estoque de produtos frescos, como ovos e tomates.
O novo local é cinco vezes maior que as lojas existentes Amazon Go –das quais existem cerca de 25 em todos os EUA–, mas tem apenas um terço do tamanho de uma típica loja Whole Foods. A Amazon comprou a cadeia em 2017 por US$ 13,7 bilhões.
Incluindo a Whole Foods, a Amazon é responsável por cerca de 4% do mercado de mantimentos dos EUA, disse John Blackledge, analista da Cowen. A Walmart, por outro lado, comanda cerca de 25%.
"A Amazon está atuando de forma diferente com estes formatos", disse ele. "Em alguns, vão ter uma grande área de preparação para entrega de compras online. É um esforço de vários anos –terá que ser um número significativo de lojas, mas não acho que eles pretendem ter paridade com o número de lojas da Walmart."
Como nas lojas menores, os clientes da Amazon Go Grocery vão se registrar por meio de um aplicativo de smartphone. Sensores e câmeras fixas no teto vão registrar os produtos que pegarem, automaticamente lhes cobrando pouco depois de saírem da loja.
A Amazon disse que o sistema permite que vários membros de uma família se registrem na mesma conta. Os clientes não devem, entretanto, ajudar outra pessoa a pegar um artigo, ou serão cobrados, pois o sistema reconhece o cliente, e não o cesto em que os itens são colocados.
Concorrentes da Amazon –como Walmart e, em menor grau, 7-Eleven– também experimentam lojas sem caixas, mas os locais ainda estão em fase de testes.
A inauguração em Seattle vem antes do lançamento de outra loja-conceito Amazon em Los Angeles, que a empresa disse que vai abrir neste ano.
Construída no local de uma antiga Toys R Us, a loja de L.A. não vai usar a tecnologia da Amazon Go e terá uma experiência de pagamento convencional, disse a Amazon.
Plantas dos prédios obtidos pelo blog de tecnologia de alimentos Hngry na semana passada sugerem que, assim como a loja física, grande parte do local seria usado como um centro de microatendimento, com robótica nos bastidores, assim como seres humanos preparando produtos para entrega em domicílio. A Amazon não quis comentar mais sobre seus planos.
As lojas físicas da Amazon, incluindo a Whole Foods, foram responsáveis por US$ 4,3 bilhões em receitas em seu quarto trimestre, uma queda de 1% em relação ao mesmo período em 2018. Foi o único setor de negócios da Amazon com queda de receita ano-a-ano