terça-feira, 19 de junho de 2018

Vaiado, Ciro esbraveja: 'Escuta, senão eu me retiro'


O pré-candidato Ciro Gomes (PDT) em evento em São Paulo - Edilson Dantas / Agência O Globo


Um dia depois da polêmica de chamar o vereador paulistano Fernando Holiday (DEM) de "capitãozinho do mato", o presidenciável Ciro Gomes (PDT) disse nesta terça-feira que se retiraria de um evento em Minas Gerais enquanto era vaiado. Em pé em cima de um palco montado para receber convidados do 35º Encontro Mineiro de Municípios, Ciro se dirigiu à plateia

— Escuta, senão eu me retiro — disse ele, duas vezes, continuando o discurso mesmo diante da reação do público.

— Eu não sou demagogo, eu quero governar o Brasil para restaurar a autoridade, e não (manter) essa baderna.

Diante do mal-estar, Ciro explicou, ainda em cima do palco, que estava tratando de temas econômicos, quando foi perguntado pela segunda vez sobre um mesmo assunto.

— Eu estava respondendo que a carga tributária subiu de 27,5% para 36% do PIB (...) e fui interrompido na resposta para, em seguida, me perguntarem a mesma coisa. Vocês acham isso razoável?

Em seguida, sentou-se na cadeira reservada para o presidenciável.

O moderador, então, informou ao pré-candidato que ele teria ainda cinco minutos para responder a algumas outras perguntas:

— Eu abro mão.

Diante da resposta, o moderador perguntou quais eram as considerações finais do presidenciável:

— Obrigado a todos — disse Ciro, deixando o palco.

Flávio Freire, O Globo