Presidente do PT, Rui Falcão, se reúne com presidentes estaduais do partido para articular a campanha
Germano Oliveira - O Globo
Petistas que participam do 14º Encontro Nacional do PT, em São Paulo, descartam o “Volta, Lula” e reafirmam a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição.
- Dilma é e sempre foi a candidata do PT à presidência da República. Não existe 'Volta, Lula'. - afirmou o dirigente do PT Valter Pomar.
Segundo ele, desde 2011, a imprensa vem fazendo este tipo de especulação de que Lula pode ser o candidato do partido, substituindo a presidente Dilma. Mas ele faz questão de dizer que o partido não pensa nesta possibilidade.
- A candidata do PT em 2014 será Dilma. O próprio Lula tem repetido isso - disse o dirigente.
O delegado Gilney Vianna (ex-deputado federal) negou qualquer discussão sobre o “Volta, Lula”, afirmando que, se fosse para ter este debate, ele ocorreria antes e não às vésperas do início da campanha, que começa oficialmente no dia 5 de julho.
- Esta discussão (do Volta Lula) está mais na pauta de alguns aliados do que na do PT. Para o PT, a candidata é a Dilma - falou.
Uma eventual candidatura do ex-presidente Lula no lugar de Dilma ganhou força nesta semana com a queda da presidente nas pesquisas e depois que o PR, um dos partidos da base aliada, defendeu, nesta semana, a volta do petista.
Uma pesquisa CNT/MDA, divulgada nesta semana, confirmou a tendência acelerada de queda da aprovação e de intenções de voto da presidente Dilma Rousseff. A rejeição de Dilma chegou a 43,1%.
Dilma também perdeu popularidade, tanto na avaliação do seu governo como na de seu desempenho pessoal.
Articulação
Já o presidente do PT, Rui Falcão, se reúne na manhã desta sexta-feira com presidentes estaduais do partido, para articular a campanha de reeleição de Dilma nos estados
O Encontro Nacional do PT acontece entre esta sexta-feira e o sábado em São Paulo e reunirá cerca de 800 delegados. O objetivo é debater as linhas gerais do programa de governo, incluindo a campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, além de alianças para as eleições de 2014.
Às 18h desta sexta-feira, Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participam da abertura oficial do evento.