quinta-feira, 19 de abril de 2018

UE anuncia embargo de carnes de 20 estabelecimentos do Brasil

Andrei Netto, O Estado de S.Paulo


PARIS - A Comissão Europeia confirmou nessa quinta-feira, 19, o embargo de carnes e produtos derivados fabricados por 20 estabelecimentos brasileiros. As empresas entraram na lista negra da União Europeia por unanimidade em razão de “deficiências detectadas no sistema oficial de controle brasileiro”.
A proibição deve entrar em vigor 15 dias após a publicação da medida no Diário Oficial da União Europeia, o que deve acontecer nessa sexta-feira. Em um comunicado, Bruxelas afirmou: “Nós confirmamos que os países-membros votaram (por unanimidade) em favor de retirar da lista 20 estabelecimentos brasileiros dos quais carne e produtos derivados são hoje autorizados”. 
Carnes
Proibição deve entrar em vigor 15 dias após a publicação da medida Foto: J Scott Applewhite/AP
A decisão foi tomada após parecer do Sistema Especializado de Controle de Mercado da União Europeia (Traces). Desde 2017, o órgão estudava que medidas tomaria após o escândalo revelado pela operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que apontou fraudes no sistema de controle de qualidade brasileiro. 
Na terça-feira o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, já havia antecipado que o embargo aconteceria e que o governo brasileiro estuda recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão. Outra das repercussões possíveis é que a decisão de Bruxelas prejudique as negociações por um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a União Europeia.