quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Trump leva a Flórida, lidera em Ohio e em outros Estados-chave; siga a apuração das eleições americanas

 A campanha eleitoral nos Estados Unidos foi marcada pela crise do novo coronavírus e o impacto da pandemia na economia americana, teve troca de ofensas entre os candidatos Donald Trump e Joe Biden e a votação antecipada foi recorde em alguns Estados-chave para a disputa de 2020. 

As urnas já foram fechadas nesta terça-feira e a apuração começou. Quem vai levar a Casa Branca? Acompanhe aqui os resultados e as principais análises sobre a votação.

 

ACOMPANHE AO VIVO

  • 03h03

    04/11/2020

    Minnesota

     

    Projeção da Associated Press indica vitória de Joe Biden em Minnesota. Com 88% das urnas apuradas, o candidato democrata aparece com 54,1% dos votos. Desde 1932, o Estado tem dado preferência a candidatos do partido democrata, com exceção de Dwight Eisenhower em 1952 e 1956 e Richard Nixon em 1972. Hillary Clinton venceu no Estado em 2016 com 46,4% dos votos. Minnesota garante 10 votos no colégio eleitoral.

     

    Joe Biden soma 223 votos até o momento, contra 174 de seu adversário, Donald Trump.

  • 02h59

    04/11/2020

    Trump diz que fará o discurso da vitória

     

    Depois de o adversário democrata Joe Biden discursar no Estado de Delaware, Donald Trump afirmou em seu Twitter que também fará um pronunciamento nesta noite, mas que será devido a uma "grande vitória".

     

  • 02h55

    04/11/2020

    Biden discursa em Delaware

     

    Joe Biden discursou em Wilmington, no Estado de Delaware, para apoiadores. Ele disse que resultado não sai agora, mas que estão no caminho certo para a vitória.

     

    “Nos sentimos bem por onde estamos. Eu acredito que estamos no caminho para ganhar essa eleição”, disse Biden.

     

    “É preciso ter paciência, até o bom trabalho de contar cada voto esteja finalizado. Estamos nos sentindo bem por onde estamos. Acreditamos que podemos ganhar o ArizonaMinnesota e ainda estamos no jogo na Geórgia, o que é inesperado.”, disse Biden.

     

    “E estamos muito confiantes sobre Wisconsin e Michigan. E vai demorar para contar os votos, podemos nos sentir confiantes com relação a Wisconsin”.

     

    Antes de terminar seu rápido discurso, Biden disse que “paciência é chave” nesta eleição.

  • 02h50

    04/11/2020

    Trump leva a Flórida


    Com 96% dos votos apurados, Donald Trump caminha para uma grande vitória no decisivo Estado da Flórida, que conta com 29 votos no colégio eleitoral. O republicano aparece com 51,2% dos votos, enquanto Biden aparece com 47,8%. 


    Em quase todas as últimas eleições presidenciais, a Flórida foi um dos Estados mais decisivos da disputa, com sua população considerada um microcosmo do país. 

    Dos mais de 50 milhões de votos nas eleições presidenciais no Estado de 1992 a 2016, apenas 18 mil votos separam o total obtido pelos dois partidos, uma prova de como a disputa é acirrada no Estado. 

    Essa posição foi reforçada com as eleições de 2000, quando foi necessário um mês de disputas jurídicas para decidir o vencedor. Em 2012, a Flórida foi o único Estado decidido por menos de 1%, com Barack Obama superando Mitt Romney de 50,0% a 49,1%. 

    Trump também lidera em Ohio, com 89% dos votos apurados. O Estado vale 18 delegados no colégio eleitoral. Trump aparece com 53,3% enquanto Joe Biden tem 45,1%. São necessários 270 votos para vencer no colégio eleitoral. Em 2016, Trump levou os delegados e o voto popular no Estado de Ohio. 

    De acordo com projeções da TV americana CNN, Trump lidera em 7 dos 10 Estados-chave desta eleição com os votos apurados até agora. Na Pensilvânia, Trump aparece com 51% a 47,7% para Biden. Em Michigan, Trump mantém a liderança com 57,8% e Biden aparece com 40,2%. Trump também aparece à frente em Wisconsin, com 50,6% enquanto Biden, com 46,8%. Trump lidera também em Minnesota 62% a 33%), Texas (50,7% a 47,8%) e Georgia (55,9% a 43%). 

  • 02h45

    04/11/2020

    Iowa

     

    Donald Trump também deve vencer em Iowa, de acordo com projeções da imprensa americana. O partido preferido dos eleitores no Estado oscila: desde 1988, deu os seus 6 votos no colégio eleitoral para apenas dois republicanos, George W. Bush em 2004 e Trump. O atual presidente venceu por lá com 51,1% dos votos.

     

    Até o momento, Trump aparece com 174 votos no colégio, atrás de Joe Biden, com 213.

  • 02h40

    04/11/2020

    Trump lidera em Ohio, segundo projeções 


    Com 89% dos votos apurados, Donald Trump lidera o Estado de Ohio, que conta com 18 delegados no colégio eleitoral. Trump aparece com 53,3% enquanto Joe Biden tem 45,1%. São necessários 270 votos para vencer no colégio eleitoral. Em 2016, Trump levou os delegados e o voto popular no Estado. 

    Nas últimas eleições, o Buckeye State, como é conhecido, provou ser um bom previsor do vencedor da eleição. Desde 1944, os eleitores de Ohio escolheram um candidato que saiu derrotado apenas uma vez, quando votou em Nixon em vez de Kennedy, em 1960. Em relação ao país como um todo, Ohio tem assistido sua população ir embora. 

    Como consequência, já perdeu um terço de sua força eleitoral desde os anos 60. Após a redistribuição feita com base no último Censo, de 2010, o Estado perdeu dois votos no colégio eleitoral e, após esta eleição e Censo, pode perder mais um.  

  • 02h35

    04/11/2020

    Projeções em 39 Estados indicam liderança de Biden em disputa apertada

     

    Com 213 votos no colégio eleitoral, o candidato democrata Joe Biden lidera a corrida presidencial em uma disputa apertada com Donald Trump. O democrata está à frente em 19 dos 39 Estados americanos com apuração já realizada. O republicano tem 137 votos, conquistados em 20 Estados. Para vencer as eleições, são necessários 270 votos.

     

    Joe Biden venceu nos seguintes Estados

    Califórnia, Colorado, Connecticut, Columbia (distrito), Delaware, Illinois, Maryland, Massachusetts, New Hampshire, New Jersey, Nova York, Novo México, Oregon, Rhode Island, Vermont, Virgínia, Washington, Minnesota e Havaí.

     

    Donald Trump levou os seguintes Estados

    Alabama, Arkansas, Carolina do Sul, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Idaho, Indiana, Kansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Missouri, Nebraska, Oklahoma, Tennessee, Virginia Ocidental, Wyoming, Utah, Iowa e Ohio.

  • 02h14

    04/11/2020

    Biden pode romper tradição republicana no Arizona

     

    Projeções de veículos como Fox News e New York Times sugerem uma vitória de Joe Biden no Arizona. De acordo com o jornal americano, o candidato democrata tem 53,6% dos votos apurados até o momento no Estado. Cerca de 76% das urnas foram apuradas até agora. Caso siga a tendência de vitória, ele quebrará uma longa tradição do Estado em eleger republicanos. 

     

    Depois de Harry Truman, em 1948, o partido elegeu apenas Bill Clinton no Estado, em 1998.

     

    O Arizona é considerado um dos territórios decisivos na eleição - garante 11 votos no colégio eleitoral. Além de ter um grande contingente de latinos, que se tornaram mais ativos politicamente, os democratas esperam que o Arizona siga o exemplo de Colorado, Novo México e Nevada, que se tornaram redutos democratas nas últimas eleições. Leia mais sobre esses Estados aqui.

  • 02h02

    04/11/2020

    Projeções em 35 Estados indicam liderança de Biden

     

    Com 209 votos no colégio eleitoral, o candidato democrata Joe Biden lidera a corrida presidencial, estando à frente em 17 dos 35 Estados americanos. O republicano Donald Trump tem 118 votos, conquistados em 18 Estados. Para vencer as eleições, são necessários 270 votos.

     

    Joe Biden venceu nos seguintes Estados

    Califórnia, Colorado, Connecticut, Columbia (distrito), Delaware, Illinois, Maryland, Massachusetts, New Hampshire, New Jersey, Nova York, Novo México, Oregon, Rhode Island, Vermont, Virgínia e Washington.

     

    Donald Trump levou os seguintes Estados

    Alabama, Arkansas, Carolina do Sul, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Idaho, Indiana, Kansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Missouri, Nebraska, Oklahoma, Tennessee, Virginia Ocidental, Wyoming e Utah.

  • 01h54

    04/11/2020

    Delaware elege a primeira senadora transgênero dos EUA


    A democrata Sarah McBride venceu uma disputa pelo Senado americano nesta terça-feira, 3, no Estado de Delaware. Quando for empossada, se tornará a primeira senadora abertamente transgênero do país.


    McBride derrotou o republicano Steve Washington e ganhou a cadeira que estava vaga desde a aposentadoria de Harris McDowell, o legislador mais antigo da história de Delaware.


    Ela venceu em um distrito fortemente democrata que se estende do norte de Wilmington, onde vive o democrata Joe Biden, até a fronteira com a Pensilvânia. Sarah se junta a vários outros legisladores transgêneros em todo o país, mas será a primeira transgênero a ocupar uma posição no Senado. Leia mais

     

     

    Jason Minto/AP

  • 01h45

    04/11/2020

    Pensilvânia, Michigan e Wisconsin começam a concentrar disputa 


    A eleição ainda está longe de ter um vencedor confirmado, mas de acordo com CNN e New York Times, caminha para se concentrar em Estados como a Pensilvânia, o Michigan e o Wisconsin, que decidiram a disputa de 2016.

    Os primeiros resultados parecem indicar uma vantagem de Trump, mas os votos enviados pelos correios, a maioria por eleitores do Partido Democrata, ainda serão contados.

    Os três Estados fazem parte do chamado "muro azul", Estados que eram democratas, mas votaram para Trump em 2016. Na Pensilvânia, com 20 delegados, Trump venceu Hillary Clinton por uma diferença de apenas 0,7%. A diferença foi a mesma em Wisconsin, que deu a Trump seus 10 delegados. A margem em Michigan, no entanto, foi ainda menor, de 0,2%. O Estado tem 16 votos no colégio eleitoral. 

     

  • 01h43

    04/11/2020

    Utah

     

    Donald Trump também ganha em Utah, de acordo com o New York Times e outros veículos da imprensa americana. O atual presidente venceu lá em 2016, mas não com a maioria: recebeu apenas 45,1% dos votos. O candidato independente Evan McCullin teve uma expressiva votação no Estado naquele ano, chegando a 21,3%. O Estado dá 6 votos no colégio eleitoral.

     

    Trump soma 118 votos na previsão parcial, contra 209 de Joe Biden.

  • 01h37

    04/11/2020

    New Hampshire

     

    O candidato democrata Joe Biden ganha a preferência em New Hampshire, segundo o New York Times e outros veículos da imprensa americana. É um Estado volátil: apesar de os democratas terem ganhado por lá nas últimas quatro eleições, em 2016, Hillary Clinton derrotou Donald Trump por uma diferença de apenas 0,4% dos votos. O Estado garante 4 votos no colégio eleitoral.

     

    Biden aparece na frente na parcial da imprensa, com 209 votos. Trump, com 118.

  • 01h31

    04/11/2020

    Idaho

     

    Donald Trump também lidera em Idaho, assim como em 2016, quando recebeu 59,2% dos votos, de acordo com projeções da imprensa americana. Já faz alguns anos que o presidente elege republicanos: a última vez foi em 1964, com Lyndon Johnson. Caso a vitória se concretize, Trump leva 4 votos no colégio eleitoral.

     

    Até o momento, o presidente tem 118 votos. Joe Biden, seu concorrente democrata, aparece com 209.

  • 01h23

    04/11/2020

    Costa Oeste 

    Com as projeções divulgadas pela CNN para OregonCalifórnia e Washington, alguns dos mais "azuis" (democratas) dos Estados americanos, Joe Biden saltou de 135 para 209 votos no colégio eleitoral. As vitórias, sem surpresa, nesses Estados darão a Biden 7 delegados no Oregon, 55, na Califórnia, e 12, em Washington. Com esses novos resultados, Biden tem agora 209 delegados e Trump, 117. São necessários 270 votos para vencer no colégio eleitoral. 

O Estado de São Paulo