Ranking é organizado pelo Centro de Liderança Pública
O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou nesta segunda-feira, 23, a edição 2020 do Ranking de Competitividade dos Municípios. Para a classificação, a instituição levou em consideração 12 indicadores relacionados às áreas de instituições, sociedade e economia. Cidades do Estado de São Paulo aparecem nas três primeiras posições.
A capital paulista surge na terceira colocação, com nota geral de 61,91 (numa escala de zero a 100). À frente estão outras duas cidades da região metropolitana de São Paulo. São Caetano do Sul é a segunda colocada, com 64,3. O município campeão do atual ranking é Barueri. A diferença sobre a vice-campeã é de apenas 0,03. Ou seja: Barueri apresenta 64,33 de pontuação final.
Para ostentar o título de município mais competitivo do país, Barueri foi impulsionado pelos dados econômicos. “A análise das notas entre os municípios mais bem posicionados permite constatar que a primeira colocação para Barueri se deve ao seu destaque na dimensão econômica em conjunto a posições medianas nas dimensões institucional e social”, informa a equipe do CLP.
“Grande destaque do pilar de inovação e dinamismo econômico”
“[Barueri] é o grande destaque do pilar de inovação e dinamismo econômico. Possui excelente desempenho em inserção econômica (3ª colocação) e ocupa posição mediana em telecomunicações (36ª colocação). O município tem no pilar de capital humano (176ª colocação) a grande oportunidade de melhoria da competitividade local sob a ótica econômica”, enfatiza o CLP em relatório divulgado hoje.
Top 10
Confira, abaixo, o ranking com as dez cidades mais competitivas do Brasil, segundo o CLP:
- Barueri (SP) — 64,33
- São Caetano do Sul (SP) — 64,3
- São Paulo (SP) — 61,91
- Vitória (ES) — 60,41
- Santos (SP) — 60
- Campinas (SP) — 59,32
- lndaiatuba (SP) — 59,2
- Belo Horizonte (MG) — 58,94
- São João da Boa Vista (SP) — 58,7
- Jundiaí (SP) — 58,6
Anderson Scardoelli, Revista Oeste